quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Procissão de Bom Jesus dos Navegantes 2019, em Aracaju

+ Fotos clique no link > https://bit.ly/2RsSf8D

Publicado originalmente no site da Arquidiocese de Aracaju, em 02/01/2019

Procissão de Bom Jesus dos Navegantes: uma tradição que continua firme em Aracaju

Por Jornalista Edmilson Brito, SRTE/SE 1.159

Mais de 160 anos de tradição não tiram o vigor da festa de Bom Jesus dos Navegantes, que continua firme e faz parte do calendários de centenas de fiéis no dia 1º de janeiro. Este ano não foi diferente, quem esteve presente ao logo do Rio Sergipe presenciou a pujança e a vitalidade da festa.

Segundo uma das organizadoras, Ivanira Lemos, (Nira), a procissão de Bom Jesus dos Navegantes teve início com os pescadores da colina de Santo Antônio, mesmo antes de Aracaju ser capital.

O Arcebispo de Aracaju, Dom João Costa, esteve no cortejo da saída da Imagem da Igreja de São Salvador e também na procissão fluvial. “Essa expressão, esse dia, que já tem uma tradição muito consolidada, que nos faz andar pelas águas do Rio Sergipe com Jesus, Ele que é nosso patrono e nos ajuda, nos defende, Ele que nos agracia, para, dessa maneira, como muita segurança, durante essa procissão invocarmos as bênçãos Dele para o povo sergipano. Que nas estradas da vida, em nosso caminhar no dia a dia possamos contar sempre com a Sua proteção”, destacou Dom João.  

A procissão atrai fiéis de várias partes do estado e de outras localidades, a exemplo do senhor Conrado Neto, de Piaçabuçu, em Alagoas, que há anos participa da festa. “É com muito prazer e muito gosto que venho para esta procissão. É um momento de renovar a nossa fé para iniciarmos um novo Ano”, disse seu Conrado.

Muitos barcos acompanharam o cortejo fluvial, a Imagem do Bom Jesus dos Navegantes estava em um catamarã vistoriado e sob a guarda da Marinha e do Corpo de Bombeiros que apoiam o evento. Ao retorno da procissão fluvial, uma multidão segue a imagem até a Igreja de Santo Antônio, no Alto da Colina, para a Missa de Enceramento, que este ano teve a presidência Pároco, Frei Francisco Gonçalves, OFM, que disse ter ficando impressionado com a beleza da festa e a grande participação dos fiéis. Esta foi a primeira Procissão de Bom Jesus do Frade Menor. 

Texto e imagem reproduzidos do site: arquidiocesedearacaju.org

************************************************************************

Antiga foto da Festa de Bom Jesus dos Navegantes
 na Praça Fausto Cardoso no início do século XX.
 Fonte: Acervo do Arquivo Público da Cidade de Aracaju

 ******************************

Dia 1º de janeiro – Procissão de Bom Jesus dos Navegantes, saindo da catedral e embarcando na ponte do Trapiche Lima, indo até em frente a Atalaia Nova, acompanhada por centenas de barcos, lanchas, canoas e regatas. Na Ponte do Imperador e em toda Rua da Frente, milhares de pessoas se aglomeravam para assistirem a passagem do Santo. O chique era as famílias da classe média alugarem carros de praça, por hora, percorrendo da Praça Fausto Cardoso à Praia Formosa e desembarcando no ponto de origem (MELINS, 2000, p. 31-32).

Texto e imagem reproduzidos do site: revistas.ufg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário