sexta-feira, 24 de maio de 2019

Aracaju e os espaços para atividades ao ar livre

 Orla da Atalaia é um dos pontos mais visitados (Foto: André Moreira)

 Ayume Silveira destaca os benefícios das atividades ao ar livre

 Agny Simone aproveita o espaço do Parque da Sementeira para treinar kickboxing

 Edmilson considera Aracaju uma referência em espaços para
 a prática de exercícios ao ar livre

 Igor desfruta da Orla da Atalaia durante os treinos

 Ao entardecer, Parque da Sementeira fica mais movimentado

 Praia Formosa oferece também uma bela vista

 Calçadão da 13 tem movimento durante todo o dia

Orla da Atalaia oferece amplos espaços para diversas modalidades
Fotos: Silvio Rocha

Publicado originalmente no site da Agência Aracaju de Notícias, em 23/05/19 

Dia do Desafio: Aracaju proporciona espaços para atividades ao ar livre 

O Dia do Desafio está chegando. A ação é uma disputa entre cidades, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o intuito de estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Neste ano, a 25ª edição do evento será realizada na próxima quinta-feira, 29, e Aracaju, pelas regras estabelecidas pela organização, disputará novamente com a cidade paulista de Piracicaba. Por isso, nessa data, quanto mais mobilização da população fazendo atividades físicas durante as 24 horas do dia 29, por pelo menos 15 minutos, melhor. Para isso, contudo, não é preciso estar na academia para praticar uma atividade. A capital sergipana proporciona muitos espaços propícios e atrativos para sair do sedentarismo ou ampliar as atividades, de quebra, poder ajudar Aracaju a subir no ranking do Dia do Desafio.

A personal trainer, Ayume Silveira, considera que, nos últimos anos, a ideia de praticar atividades físicas em ambientes abertos da cidade tem ganhado notoriedade e cada dia mais adeptos. “Está sendo mais ampliada a noção de que atividade física faz muito bem à saúde e as pessoas estão cada vez mais preocupadas com isso. Aqueles que não têm o hábito, não gostam e/ou não têm condições financeiras para pagar a matrícula de uma academia, por exemplo, estão procurando opções mais prazerosas, ao ar livre. Particularmente, como profissional da Educação Física, recomendo muito a utilização dos espaços que a cidade proporciona. Além de ser bom para o corpo, é extremamente positivo para a mente, já que o contato com a natureza, com o movimento da cidade e das pessoas acaba gerando maior bem-estar”, destacou.

Com o crescimento e os investimentos em infraestrutura e manutenção dos espaços, Aracaju tem se fortalecido como uma espécie de centro de treinamento a céu aberto. Exemplos de locais propícios e ideais para a prática de atividades físicas não faltam, como o Calçadão da 13 de Julho, Praia Formosa, Orla da Atalaia, Parque da Sementeira, e canais 3,4 e 5 do Augusto Franco e também a Praça da Juventude, no mesmo conjunto.

Essa diversidade de pontos convidativos tem sido aproveitada pelos profissionais. “Vejo muitos colegas de profissão levando os alunos para treinos fora do ambiente da academia, como um plus. Como a cidade tem muitos lugares agradáveis, facilita a socialização, a troca prazerosa de experiência. Conheço muita gente de fora que vem para Aracaju e fica empolgada com as possibilidades que encontra para praticar atividades físicas. São locais bastante movimentados, mas, bem organizados, limpos, agrada os olhos, sem contar que também é uma forma de conhecer ainda mais a cidade e cuidar da saúde ao mesmo tempo”, considerou Ayume.

A administradora Agny Simone Santana costumava treinar kickboxing em uma academia, mas, há alguns meses, por recomendação do professor, começou a desfrutar do espaço do Parque da Sementeira. “Além de uma questão estética, procurava uma atividade que me desse bem-estar, por isso, iniciei no kickboxing. Hoje, praticando ao ar livre, sinto a diferença de quando estava em um ambiente fechado. Atualmente, treinando no Parque da Sementeira, tenho até mais disposição. É um lugar muito bonito e muita gente vem para praticar algum esporte, então, fico mais empolgada”, contou.

O professor de Agny, Rodrigo Abreu, reforçou a opinião da aluna. “Sinto que, em ambientes ao ar livre, as pessoas ficam mais à vontade, se sentem mais livre, relaxadas. De uns tempos para cá, tenho levado muitos dos meus alunos para aproveitar os espaços da cidade e vejo que o resultado é bem positivo. Aracaju tem muita opção”, completou.

Há dois anos, o baiano Edmilson Santana fica entre Salvador e Aracaju. Sempre quando está na capital sergipana, ele procura se exercitar. “Gosto de correr na Orla da Atalaia, na 13 e tenho aproveitado bastante o Parque da Sementeira. Para mim, Aracaju é uma referência como cidade que oferece espaços abertos para as pessoas praticarem atividade física, inclusive, é uma das razões que me faz gostar tanto dela”, frisou.

Para o praticante de calistenia – modalidade de exercícios que procura movimentar grupos musculares, concentrando-se na potência e no esforço – os espaços da cidade são uma ótima opção. “Participo de uma equipe, mas, tenho treinado sozinho. Independente de estar só ou acompanhado, aproveitar o que a cidade tem de espaço a céu aberto é até energizante. Eu sempre vou à Orla, ou à 13 de Julho. A cidade também tem muitas praças, então, dá para praticar muita coisa bacana”, pontuou.

Dicas de espaços

O Calçadão da 13 de Julho fica localizado em uma das áreas mais movimentadas da capital. Nele, conta-se com um espaço de cerca de 5km para a prática de atividades físicas. A estrutura do local oferece pista de cooper, parque infantil, quadras de esportes, ciclovia, quiosques, posto de saúde, posto policial e um mirante.

Poucos metros depois do Calçadão da 13, encontra-se a Praia Formosa. Além de ser um belo cartão postal da cidade, o local possui diversos elementos atrativos, com fontes de água, jardim vertical, carrossel, parede de escalada e vários equipamentos para exercícios físicos.

A Orla da Atalaia é o espaço mais conhecido de Aracaju. São 6km compostos por pista da skate, o kartódromo, o espaço de motocross, vários pontos de aparelhos de ginástica, parquinhos para crianças e restaurantes. Um combo perfeito para diversas atividades.

O Parque da Sementeira é outra opção bastante favorável. O espaço possui campo de futebol, quadra poliesportiva, espaço com aparelhos para exercícios físicos, pista para caminhada, quiosques para piqueniques, sanitários, lagos e parque infantil, além de uma extensa área verde que só torna o lugar ainda mais satisfatório.

No conjunto Augusto Franco, as conhecidas avenidas canais 3, 4 e 5, passaram por uma completa obra de infraestrutura e se transformaram em calçadões com pista de ciclismo, um atrativo a mais para a região.

Além desses locais, diversas praças da capital oferecem ambiente agradável e propício a diversas atividades físicas.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário