sábado, 4 de janeiro de 2020

Mercados centrais de Aracaju exalam toda a sergipanidade...

Foto: Gilton Rosas

Mercados centrais de Aracaju exalam toda a sergipanidade do nosso povo

Por Leonardo Barreto

A pequena Aracaju, seguia seu processo de crescimento urbanístico planejado 97 anos depois da sua fundação, e a necessidade da construção de um mercado municipal deu início ao primeiro dos três, que formam hoje o complexo dos mercados centrais de Aracaju.

O segundo mercado só foi construído 20 anos depois, para auxiliar a demanda da população que continuava expandindo. O último dos três mercados construídos no centro de Aracaju, foi o albano franco, com uma arquitetura bem diferente dos outros dois.

Embora tenham sido construídos com a mesma proposta, hoje é possível notar as diferentes finalidades de cada um dos mercados. O Antônio Franco é dedicado a área do artesanato, já no Thales Ferraz, além dos artesanatos é possível encontrar vários elementos tímicos da nossa culinária, como castanhas, queijos e doces. Com o Albano Franco fica concentrada toda a parte de Hoti-fruti granjeiros.

Revitalização

Na década de 90, o terceiro mercado foi construído e os dois mais antigos foram revitalizados, mas colocar ordem em toda aquela bagunça que havia por aqui e convencer os políticos da época de que o projeto arquitetônico desenvolvido era a melhor saída, não foi uma tarefa fácil. O prefeito da época Augusto Gama enfrentou uma grande resistência, mas deu continuidade ao processo de revitalização do centro histórico de Aracaju.

Com a revitalização dos mercados, esses espaços continuaram sendo aproveitados e o que já era bonito ficou um pouco mais charmoso com a instalação da passarela mais perfumada da cidade, a conhecida Passarela das Flores.

Em quase 100 anos da instalação dessa área comercial no centro da cidade de Aracaju, ainda hoje é possível encontrar vendedores que foram testemunhas de boa parte das transformações ocorridas no local, gente que mais de meio século depois continua contribuindo com o fomento da economia sergipana.

Se tem um lugar que exala toda a sergipanidade do nosso povo é o complexo dos mercados centrais de Aracaju. O espaço é marcante para todos, desde os que foram responsáveis pela sua construção, até os que continuam fazendo dos mercados centrais de Aracaju, um dois mais belos pontos turísticos da nossa capital.

Texto e imagem reproduzidos do site: fanf1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário