quinta-feira, 18 de março de 2021

O Memorial de Estância

Trecho de artigo compartilhado do site RADAR SERGIPE, em 02/03/2021

O Memorial de Estância

Esse Museu da Cultura foi criado na cidade de Estância, em maio de 1999, pela Secretaria de Estado da Cultura, para ser uma unidade regional, com o objetivo de preencher uma lacuna há muito sonhada pelos estancianos. Entretanto, o Memorial está há mais de dez anos sem funcionar, cujo prédio detentor de bela arquitetura e que guarda lembranças das famílias Fontes e Nabuco, localiza-se na rua Gumercindo Bessa, no centro da cidade, está em ruínas sendo corroído pelo tempo. É, pois, mais um prédio público, pertencente ao Governo do Estado...

Histórico

O Memorial de Estância foi criado através da Lei 3.631, de 5 de julho de 1995, nos artigos 35 e 36, que dispõem sobre a organização básica da Secretaria de Estado da Cultura, tendo como sede  a cidade de Estância e abrangendo os municípios de Arauá, Cristinápolis, Itabaianinha, Itaporanga D"Ajuda, Pedrinhas, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru, Umbaúba e Indiaroba.

Contando com a interveniência das prefeituras dos dez municípios envolvidos no projeto, retratando o estado de progresso e cultural social de um povo, o Memorial teve um papel importante para preservar a história de um povo que sofreu a influência do velho continente, refletida na variedade de sua arquitetura, alternando épocas e estilos.

O Memorial de Estância foi inaugurado no dia 4 de maio de 1999, data em que se comemora a emancipação política de Estância, quando esta foi elevada à condição de cidade. O ato inaugural contou com as presenças de diversas autoridades estaduais e regionais. Na ocasião foi lançado o livro "Pétalas ao Vento, da escritora e professora Francisquinha Assunção. O Memorial de Estância teve como diretora a professora Maria Selma Barreto Noronha, que a seu pedido o prédio foi completamente restaurado na gestão do então secretário estadual da Cultura, José Carlos Teixeira, no Governo de João Alves Filho.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Foto: A Tribunal Cultural

Texto: Magno de Jesus

Da redação do Jornal "A Tribuna Cultural"

Texto e imagem reproduzidos do site: radarsergipe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário