sábado, 30 de junho de 2018

Exposição de Rosa Faria (2013)

 Igreja Matriz, em Aracaju

 Igreja e Convento São Francisco, em São Cristóvão

 Avenida João Ribeiro, em Aracaju

Ponta da Atalaia

Registro ano 2013 - Lançamento do catálogo de arte “Rosa Faria”, com curadoria de Mário Britto, na comemoração dos 80 anos de fundação da Associação Sergipana de Imprensa (ASI).

Exposição de Rosa Faria

Por Mário Britto

Descendente de portugueses, filha de pai artista, Rosa Faria, em 28 de abril de 1917, nasceu flor na “Princesa dos Tabuleiros”, mas desabrochou talento, respeito e admiração em todo o torrão sergipano. Professora, artista plástica, pesquisadora, telegrafista, jornalista, taquígrafa e poeta são pétalas dessa rosa/rainha que perfuma o bouquet cultural de Sergipe.

Nesta exposição destacamos 34 pinturas, entre óleo sobre tela e sobre madeira, todas pertencentes ao acervo da Associação Sergipana de Imprensa. São pinturas de monumentos, logradouros, prédios históricos e artísticos de Aracaju e, ainda, cenários do interior de Sergipe: o Porto de Propriá, o Balneário de Salgado, as Salinas de Socorro, a Igreja do Bomfim e a Casa de João Ribeiro de Laranjeiras, a Igreja e o Convento de São Francisco de São Cristóvão, a cidade de Santa Luzia do Itanhy, a Igreja do Amparo de Santo Amaro da Brotas e a Lagoa Vermelha de Boquim. Serão, também, contempladas nesta mostra, pinturas de cenas alegóricas, de livre criação da artista, como “Aracaju Nascendo”, a “Oca do Índio Serigy”, “Procissão” e o “Congresso Eucarístico Diocesano”.

Fonte: sociedadesemear.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário