domingo, 18 de agosto de 2019

Oratório Festivo Dom Bosco - Oratório de Dona Bébé, em Aracaju


Fotos: Reprodução/internet

Publicado originalmente no site RADAR SERGIPE, em 16/08/2019

Oratório de d. Bebé faz aniversário...

O Oratório Festivo Dom Bosco, mais conhecido como Oratório de Dona Bébé, completa 105 anos nesta sexta-feira, dia 16 de agosto de 2019. Para comemorar a data, a direção da entidade preparou uma programação voltada para a família.

Vale salientar que a instituição presta, ao longo desses anos, um relevante serviço ao povo sergipano. Para não fugir à regra das Casas filantrópicas, o Oratório tem enfrentado muitas dificuldades, ultimamente. Tem sobrevivido de contribuições importantes para a sua manutenção.

O RADAR SERGIPE conta um pouco da história dessa entidade secular, através de uma crônica escrita pela Irmã Marisa, presidente da instituição. Conheça e ajude a continuação dessa importante obra social. Vale a pena e não custa muito.

BREVE HISTÓRIA DO ORATÓRIO DE BEBÉ

O Oratório Festivo São João Bosco, foi fundado em 1914 pela senhora Genésia Fontes, comumente conhecida como “Mãezinha Bebé”. Conhecedora da obra de Dom Bosco, a quem ela tanto admirava, começou a reunir meninas e adolescentes, sob a sombra de um oitizeiro, no Bairro São José, a fim de possibilitar orientação religiosa, e educacional para a vida. Em Genésia Fontes, Padre Aníbal Lázzari viu o sonho de atender as meninas se realizar. Deu apoio a ela, incentivando-a a fundar um Oratório para meninas, uma vez que os salesianos já atendiam aos meninos.

As atividades de catequese e recreação passaram a ser desenvolvida numa pequena casa de palha, num local chamado de “carro quebrado” no município de Aracaju. Anos passaram até que se conseguisse um terreno e se iniciasse a construção do que hoje é o Oratório Festivo, no endereço atual, Av. desembargador Maynard, nº1276, Bairro Cirurgia, cidade de Aracaju. Todo construído por partes, conforme as ajudas que recebia e, igualmente as Irmãs que aqui estão.

A senhora Genésia Fontes, nasceu ao 22 de setembro de 1890, na cidade de Riachão do Dantas/Se, filha do casal Sr. Sizino Martins Fontes e Srª. Maria Prima de Carvalho Fontes. Família simples, mas que possuía muitos valores e princípios éticos e cristãos. Essa jovem no ardor de sua juventude dedicou-se aos cuidados dos pobres, doentes e à formação e educação de criança e adolescentes oriundas de classe baixa e muitas órfãs, assumindo-as com verdadeira maternidade espiritual e humana.

Ela iniciou a obra numa pequena choupana, e após construiu com auxílio de doações de pessoas da comunidade na obra social, conhecida hoje como “Oratório de Bebé”. A fundadora em sua ousadia jovial, mesmo impedida por sua família iniciou o trabalho social com crianças e adolescentes carentes, apoiada por uma de suas amigas, a Srª. Áurea Vitória de Amorim, na perspectiva educacional e musical.

O Oratório crescia em quantidade de crianças e adolescentes que em 4 anos já eram em número de 300 que recebiam orientação educacional, religiosa e musical, além daquelas que eram internas devido a sua situação de órfãs.

Os anos passam e a Srª. Genésia e senhora Áurea envelhecem e têm mais dificuldade para realizar as atividades da obra. Frente a isso, a Srª. Genésia solicitou auxílio do Bispo de Aracaju, Dom Fernando Gomes para que conseguisse uma congregação religiosa (de Irmãs) que assegurasse a continuidade da Obra. Assim, diante da solicitação, o referido bispo, contatou algumas congregações religiosas, mas a única que veio aceitar a proposta foi a Congregação das Irmãs Ministras dos Enfermos de São Camilo (Camilianas). As Irmãs assumiram, com Dona Bebé, o Oratório em 1952, já são 67 anos que as Irmãs Camilianas estão administrando esta Instituição.

Procedido ao ato regular de doação do Oratório festivo em 16 de março de 1952, para a congregação das irmãs Ministras dos Enfermos, aproveitou-se o momento para que o Bispo D. Fernando Gomes concedesse a permissão de constituir, neste mesmo espaço, a etapa de formação para as novas Irmãs - o noviciado. Sendo assim, as irmãs da Congregação, ao longo dos anos mantiveram a partir de trabalhos voluntários e com dedicação exclusiva a obra social com Orientação educacional, escola regular, abrigamento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, cursos para as famílias da comunidade, momentos de lazer e lúdicos.

Atualmente, o Oratório festivo São João Bosco, desenvolve o projeto social “Sinfonia, Cultura em Arte” no contraturno da tarde, oferecendo reforço escolar, oficinas artísticas, culturais e esportivas, assistência espiritual, odontológica, com capacidade para atender 65 crianças e adolescentes, de 06 a 14 anos.

As crianças e adolescentes são provenientes de famílias muito carentes sob todos os aspectos e em situação de vulnerabilidade. Frequentam escolas da rede pública, e são acompanhadas por esta Instituição tanto na frequência quanto no aproveitamento, constituindo um trabalho conjunto entre a escola, a família e o Oratório de Bebé.

Além destas oficinas, o Oratório de Bebé desenvolve um Projeto de Sustentabilidade Ecológica com o cultivo da horta, onde as crianças aprendem a valorizar a alimentação saudável, através de todo o processo de semeadura, cultivo e consumo de hortaliças, conhecendo também as propriedades de cada hortaliça. Todas atividades e ações do Oratório de Bebé visam a educação para a sustentabilidade para a garantia da preservação do meio-ambiente e qualidade de vida para todos.

O Oratório festivo São João Bosco vem desenvolvendo ao longo dos anos um leque de atividades sociais voltadas para crianças e adolescentes e suas famílias através de receitas oriundas de doações em dinheiro ou bens recebidos de pessoas físicas, jurídicas ou do poder público (quando há chamada de edital para apresentação de projetos), e promoções próprias como bazar, brechó e bingo. Passa por dificuldades, uma vez que não há uma renda fixa para a manutenção da casa.

Podemos pontuar que, ao longo destes 105 anos, foram desenvolvidos vários projetos tais como: Atividades pedagógicas (tipo banca e reforço escolar), Canto coral; Aulas de ballet; Projeto sopro vida, para execução de oficinas em artesanato; Projeto brincando e Aprendendo, para a execução de atividades lúdicas com crianças e adolescentes; retalhos de amor (às sextas-feiras para as mães das crianças com objetivo de geração de renda para elas), todos com objetivo de resgatar valores éticos e o fortalecimento de vínculos familiares.

É significativa a interação com a Comunidade. Sempre há grupos de jovens, de colégios, de universidades, que vem fazer alguma experiência acadêmica e ação solidária, de Paróquias, Pessoas físicas que vêm trazer lanche, doações e desenvolver alguma atividade educativa, recreativa, pedagógica.

Hoje damos graças a Deus, pelas pessoas amigas, parceiras, colaboradoras, benfeitores que nos tem ajudado, de alguma forma a levar em frente a missão de Dona Bebé, que é uma obra querida por Deus. Agradecemos a todos e todas e pedimos graças e bênçãos de Deus sobre todos, mas que continuem nos ajudando, porque estamos em tempos difíceis. Quem não conhece a missão desta casa, pode vir conhecer e será sempre bem-vindo, bem-vinda! Pode ser voluntário/a ou colaborador, parceiro/a. Deus vos abençoe e Genésia Fontes de Dom Bosco intercedam graças e bênçãos de Deus para todos e todas e suas famílias.

Estamos em necessidade! Ser solidário é divino! você pode colaborar conosco assumindo um carnê mensal como doador, ou depositando sua doação: Banco do Brasil – Agencia Central: 1402-8 Conta corrente: 4.783-X ou BANESE Agencia 048 Conta Corrente: 03/100.312-0 ou na própria Instituição. Sejam abençoados

Ir. Marisa Inêz Mosena (Presidente)

Texto e imagens reproduzidos do site: radarsergipe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário