domingo, 29 de setembro de 2019

sábado, 28 de setembro de 2019

Município de Santa Rosa de Lima

Foto reproduzida do site: fanf1.com.br

Núcleo de Produção Digital da Prefeitura capacita alunos...





Fotos: André Moreira

Publicado originalmente no site da PMA, em 27 de  setembro de 2019

Núcleo de Produção Digital da Prefeitura capacita alunos sobre o fazer cinematográfico

Com o propósito de promover a democratização do acesso aos saberes e fazeres do audiovisual, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD) da Prefeitura de Aracaju, vinculado à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promove a Oficina “Realização em Cinema” para capacitação e aperfeiçoamento das práticas audiovisuais, percorrendo por todas as etapas da produção de um filme. A atividade formativa foi iniciada no último dia 17 e encerra neste sábado, dia 28, e resultará em um curta metragem ficcional ou documental de até dez minutos.

Ampliando o conhecimento dos alunos para a prática audiovisual, o NPD, a partir da oficina objetiva trabalhar com toda a produção de um filme, desde a transformação da ideia inicial, no roteiro, até a pós-produção, dando aos alunos a possibilidade de aprendizagem. “Mais uma vez o NPD cumpre o seu papel de democratização do acesso à produção audiovisual independente, fazendo com que Aracaju se reposicione num espaço de concorrência e que as nossas produções se destaquem no cenário brasileiro”, explicou a coordenadora do Núcleo de Produção Digital da Prefeitura de Aracaju, Graziela Ferreira.

A Oficina está sendo ministrada por Anderson Craveiro, cineasta renomado nacionalmente, com 3 premiações no Festival de Gramado. O cineasta foi responsável pela seleção dos alunos e a escolha foi realizada com base nos quesitos: conhecimento e experiência em audiovisual no mínimo em nível intermediário, vivência prática de no mínimo 03 produções audiovisuais, senso crítico básico em análise cinematográfica.

“Essa iniciativa do NPD é muito bacana, já que é um incentivo público à cultura audiovisual do estado, dando suporte para a comunidade e suporte técnico e estrutural para quem trabalha na área fílmica. Outra coisa notável é que isso enriquece o cenário audiovisual local, isso colabora pra demanda de profissionalização e realização. Já vi produtos que foram feitos aqui e expostos em grandes festivais, isso significa que estão caminhando para um bom caminho”, comentou o cineasta, Anderson Craveiro.

A partir da produção do filme, Anderson deixou o tema para escolha dos alunos, que, com o dia da sergipanidade comemorado em outubro, optaram por produzir o filme com o temática Sergipanidade. “Eu super aprovei a nossa escolha quanto ao tema, nada mais justo que trabalhar a nossa história de uma maneira visual e estar nos bastidores, roteirizar e dirigir é muito marcante, e ajuda no fortalecimento do meu trabalho”, ressaltou o design Ramon Alves.

Os alunos estão participando de todas as etapas de produção de um filme

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

CangaçoEcoParque, Rio S.Francisco, município de Poço Redondo

O Parque encontra-se às margens do Velho Chico e conta com uma boa infraestrutura 
de trilhas em uma área de preservação ambiental e cultural administrada pelo 
governo de Sergipe. O local possui uma ótima estrutura para abrigar,
 divertir e encantar inúmeros turistas.
Foto: MFTur
Reproduzida do site: se.gov.br

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Vista aérea da Avenida Beira Mar, em Aracaju

Foto: Ascom/Emurb
Reproduzida do site: cinform.com.br

Aracaju Parque Shopping, no Bairro Industrial

Foto: Divulgação

Turismo em Aracaju

 Passarela do Caranguejo (Foto: Marcelle Cristinne)

 Orla de Atalaia, um dos principais cartões postais da cidade 
Foto: Marcelle Cristinne

 Orla Pôr do Sol

 Principal festejo junino da capital sergipana, o Forró Caju foi retomado em 2018
Foto: André Moreira

Natal Iluminado, realizado pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada 
Foto: Ana Lícia Menezes

 O mercado Thales Ferraz apresenta ao visitante diversas singularidades da cultura local

Reveillon da cidade, um evento também retomado pela atual gestão,
 e que fomenta a cadeia do turismo local 
Foto: Ana Lícia Menezes
Todas as fotos reproduzidas do site aracaju.se.gov.br

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Barragem Dionísio de Araújo Machado, no município de Lagarto

Construída nos anos 80 sob a administração de Artur de Oliveira Reis, a ideia era, 
através do represamento das águas do rio Piauí, melhorar as condições de abastecimento 
e de irrigação da região. Com o tempo, o fluxo de pessoas para o local fez dele uma 
zona balneária e de bares, com outros tipos de atrativos, como a pesca e a diversão aquática.
Foto: Danilo França
Reproduzida do site: se.gov.br

Chuvas e temperaturas moderadas... características da Primavera






Publicado originalmente no site do GOVERNO DO ESTADO, em 23 de Setembro de 2019

Chuvas e temperaturas moderadas serão características da Primavera

Dias mais longos e com mais luminosidade, alta circulação de ar, além de trovoadas, marcarão a estação das flores 

Ao contrário de 2018, quando iniciou no dia 22, por conta da posição angular e astronômica, a primavera deste ano iniciou às 4h50 da manhã de hoje, 23, e prossegue até o dia 21 de dezembro, com muita circulação de ar, chuvas e trovoadas em todos os territórios sergipanos e temperaturas moderadas, com clima bastante ameno.

Segundo o meteorologista da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA), Overland Amaral, a estação este ano será diferente em relação a 2018. "Já concluímos uma previsão climática e a primavera será dentro da normalidade, especialmente para as nossas regiões e, não havendo a interferência de fenômenos que interferem no clima como o El Niño, ela vai se dar de forma flúida, sendo que no final de setembro e início de outubro as chuvas se estabelecerão com mais frequência no Nordeste e aqui no Estado de Sergipe", explica.

O profissional acrescenta que a ausência do fenômeno favorecerá a estação climática. "Sem o El Niño, não haverá obstáculo para provocar a incidência que altera toda a circulação de ar na América do Sul, pois, quando ele está presente, bloqueia o aumento das massas de instabilidade para provocar a chuva. Com a sua ausência, a primavera ficará dentro da normalidade, tendo mais incidências de chuvas em relação ao ano passado, que foi um ano extremamente seco, uma vez que estávamos sob o efeito dele. Logo, teremos uma estação afável, ventilada, com bastante luminosidade, convidativa para o lazer ao ar livre, e turismo em contato com a natureza", detalha.

Safra, chuvas e temperatura

Ainda de acordo com Overland Amaral, as chuvas ocorridas durante o final de outono e o inverno favoreceram a economia e darão mais estabilidade a agricultura nos próximos meses. "As chuvas no litoral e interior foram acima da média de tal forma que o reflexo delas se deu no armazenamento de água em diversos açudes e nas barragens (Jabiberibe, Dionízio Machado, Jacarecica, Cajaíba, Poxim). Essas condições fizeram com que se armazenasse muita água, sendo bastante favorável para os recursos hídricos, bem como para a agricultura que é o carro chefe da economia no setor primário, especialmente com a cultura do milho, cujos maiores produtores (Simão Dias, Carira, Frei Paulo e Nossa Senhora da Glória) terão uma excelente safra", exemplifica.

O meteorologista ressalta que por conta da ausência do El Niño, o período chuvoso alcançará todo o Estado e os próximos meses serão de estabilidade. "As chuvas ocorrerão em todos os territórios, sendo que esse sistema que vem do Atlântico, entrará para o Oeste, Leste e Noroeste do Estado, porém, será mais concentrada na região litorânea, central e, possivelmente em menor ocorrência no semiárido, de forma periódica. Com o acúmulo de água existente e as futuras chuvas desta estação, o verão será menos prejudicial para os recursos hídricos. Estamos em um ciclo mais positivo e sem o El Niño, que é o principal  fenômeno que provoca a seca na região Nordeste e em Sergipe, até o verão será  favorecido e, isso terá uma sequência não apenas nos seis futuros meses, mas possivelmente nos próximos dois anos", revela.

Sobre as temperaturas da primavera, Overland Amaral diz que elas serão moderadas. "No início ela terá as características do inverno, com as mínimas que caem sensivelmente e as máximas não se elevam tanto. Nas últimas semanas da estação, quando ela assume a característica do verão, as temperaturas se elevarão, no entanto, não serão abafadas e mais agressivas, porque teremos mais circulação e isso amenizará a sua elevação", conclui.      

A primavera

A primavera tem a luminosidade como sua característica fundamental, porque o sol entra em equinóceo no Hemisfério Sul, fazendo com que os dias sejam tão longos quanto às noites. Esse fator ocasiona maior florescimento, porque estimula a fotossíntese das árvores e plantas, daí vem a sua maior floração e por isso considera-se a estação das flores e símbolo para as mulheres. Um dos símbolos da primavera é uma árvore típica da flora brasileira, o ipê. Por conta da umidade do solo após o inverno, ele está em todas as zonas florísticas, desde a perenifólea, sub-perinifólea, subperinifólea-cadocifólea e a caatinga, florescendo nessa época do ano em todos os territórios.

Texto e imagens reproduzidos do site: se.gov.br

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Avenida Beira Mar, Bairro 13 de Julho, em Aracaju

Foto reproduzida do site: fanf1.com.br

Parque dos Falcões, no município de Itabaiana

Parque dos Falcões, no município de Itabaiana. O intuito Parque dos Falcões 
se tornou parada obrigatória para os fascinados em ambiente natural. 
O local apresenta um cenário espetacular com aves de rapina, e ainda 
busca recuperar espécies apreendidas de contrabando ou feridas,
 pois depois de recuperadas essas aves voltam para o seu habitat natural.
Foto: César de Oliveira
Reproduzida do site: se.gov.br

sábado, 21 de setembro de 2019

Rod. “Everaldo A. de Melo”, no município de N. S. de Lourdes



Rodovia “Everaldo Alves de Melo”, que liga o Povoado Escurial ao entroncamento
 da SE-200, no município de Nossa Senhora de Lourdes.
Fotos: Marcos Rodrigues - Reproduzidas do site: se.gov.br

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Antigo Terminal Rodoviário Governador Luiz Garcia, em Aracaju

Foto reproduzida do Google

Antiga foto da Ponte do Imperador, em Aracaju

Foto reproduzida do Google

Antigos casarões na Praça Camerino, em Aracaju (Déc.40/50)


Fotos reproduzidas do site: stalkpub.com

Praça Camerino, em Aracaju

Foto: Ana Lícia Menezes
Reproduzida do site: se.gov.br

Rua Rafael de Aguiar, bairro Pereira Lobo, em Aracaju

Foto: André Moreira
Reproduzida do site: aracaju.se.gov.br

Praças e Jardins da cidade de Aracaju

 Alameda das Árvores 

 Praça Luciano Barreto Júnior


Canteiro central da avenida Delmiro Gouvêia, bairro Coroa do Meio
Fotos: Sérgio Silva
Reproduzidas do site: aracaju.se.gov.br 

Viva o Folclore Sergipano

Imagem reproduzida da Fanpage/Facebook/Aperipê

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Rio São Francisco, Farol do Cabeço, no município de Brejo Grande


Farol do Cabeço

O povoado Cabeço foi quase que totalmente tomado pelas águas do rio São Francisco e do oceano Atlântico, mas o antigo farol da vila virou símbolo de resistência e passou a ser ponto turístico da região. O farol do Cabeço é um espetáculo à parte no passeio que se faz até a foz do São Francisco. O farol fica dentro da água e possui apenas uma ponta descoberta.

Foto: César de Oliveira
Reproduzida do site: se.gov.br

domingo, 15 de setembro de 2019

Marinete do Forró é opção atrativa para turistas...


Dançarinos animam os ilustres passageiros ao som de um trio de forró pé de serra 

O casal Paulo Roberto Meurer e Marlege Borges vieram do Rio Grande do Sul
conhecer o litoral sergipano e se encantaram com as belezas da capital sergipana

A paulista Fátima Vasco trouxe a família de São Paulo para conhecer Aracaju
Fotos: Silvio Rocha

Publicado originalmente no site da Agência Aracaju de Notícias, em 14 de setembro de 2019

Marinete do Forró é opção atrativa para turistas que visitam Aracaju

Em circulação durante todo o ano, a Marinete do Forró é importante atrativo aos turistas que visitam Aracaju. Iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) da Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Viação Progresso e apoio do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), a Marinete já é uma marca da capital sergipana e, desde o ano passado, circula todas as sextas-feiras; antes, recebia os turistas apenas durante o período junino.

O Oceanário de Aracaju, localizado na Orla da Atalaia, é o ponto de encontro e de partida dos turistas que embarcam na Marinete do Forró para uma viagem divertida, musicada e com muita história. O autêntico forró nordestino é o companheiro dos passageiros durante todo o percurso, que contempla os principais pontos turísticos de Aracaju.

“Fiquei encantado pelo respeito que a capital tem com seu passado. As pessoas que tiveram influência na história de Aracaju e de Sergipe são lembradas nas estátuas, nas praças e em outros locais”, afirma Paulo Roberto Meurer, que veio de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, para conhecer as belezas do litoral sergipano.

O rio-grandense veio acompanhado da esposa, a também gaúcha Marlene Borges Cardoso. “Gostei das pessoas que nos acompanharam durante o passeio, gostei muito do forró que é tocado durante toda a viagem. Parabéns à Prefeitura de Aracaju, vale muito a pena vir aqui e curtir um pouco da cultura nordestina”, disse a turista, encantada com a cidade.

No roteiro da Marinete, uma das paradas é o Centro de artesanato Chica Chaves. Lá, o ritmo contagiante do Forró continua sob o comando de um trio pé de serra e um casal de dançarinos que animam e ensinam os turistas a dançar o tradicional ritmo musical nordestino.

Em visita a Aracaju pela primeira vez, Fátima Vasco não esperava ser tão agradável a viagem na Marinete. “Foi uma surpresa muito grande para mim, porque já fui para outras capitais do Nordeste e nunca vi nenhuma iniciativa como essa. Achei bem criativa a ideia, porque em São Paulo nós temos um ônibus que passa pelos locais, mas é um veículo comum e esse daqui é divertido e tem música. É bem original”, afirma a paulistana.

Percurso

Dentre os pontos que a Marinete leva os turistas a conhecerem, estão Praia Formosa, Largo da Gente Sergipana, Centro de Artesanato Chica Chaves, mercados centrais, Centro Cultural. Depois, os visitantes retornam ao ponto de partida, a Orla da Atalaia. O tempo total da viagem é de quatro horas, com parada de 10 a 25 minutos em cada ponto visitado.

Texto e imagem reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br