sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Algumas curiosidades sobre o estado de Sergipe


Algumas curiosidades sobre o estado de Sergipe.

A palavra Sergipe vem do tupi e significa “no rio dos siris”.

Sergipe é a menor entre as 27 unidades federativas brasileiras. É também um dos estados menos populosos, com apenas 2,2 milhões de habitantes.

A capital de Sergipe é Aracaju. A sua região metropolitana compreende ainda os municípios de Barra do Coqueiro, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

Um terço da população sergipana vive na região metropolitana de Aracaju. Aliás…

Você sabia que Aracaju é uma das cidades com melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Nordeste?

A principal atividade agrícola do estado de Sergipe é o cultivo da cana-de-açúcar. Além de cana-de-açúcar, o produtos mais cultivados são a mandioca, a laranja e o côco.

Um dos pratos mais conhecidos do interior sergipano é a paçoca, que leva carne seca socada com farinha de mandioca. Já a culinária do litoral têm como principais pratos a moqueca de pitu, a caranguejada e o surubim.

A carne de caranguejo é bastante consumida não apenas na costa de Sergipe, mas em todo o litoral Nordestino. O animal é muitas vezes servido inteiro, cabendo aos comensais quebrar a carapaça.

O folclore sergipano possui influências europeias, indígenas e africanas. As principais manifestações são o parafuso, o reisado, o lambe-sujos, o caboclinhos, o guerreiros e, principalmente, as festas juninas.

As cores da bandeira de Sergipe representam a integração do estado ao Brasil. As estrelas simbolizam os cinco principais rios locais (veja imagem acima).

Um dos principais pontos de atração turística de Sergipe é o cânion do Xingó, na divisa com Alagoas. Os turistas podem passear de barco pelo rio São Francisco e admirar as formações rochosas do lugar. Se quiser, pode ainda visitar a vizinha usina hidrelétrica e Xingó.

No litoral, um dos mais irresistíveis pontos de atração turística é Mangue Seco. Com suas belas praias e dunas de areias claras, Mangue Seco é uma paisagem sem igual. Em tempo: as suas dunas foram cenário da novela Tieta do Agreste, exibida pela Rede Globo no início dos anos 1 990.

Fontes: Wikipédia, Sua Pesquisa, R7, TripAdvisor e Click Sergipe.

Texto e imagem reproduzidos do site: maiscuriosidade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário