Crédito da imagem: Foto Montagem do Portal i9 Sergipe
Publicação compartilhada do site I9 SERGIPE, em 29 de outubro de 2021
Campo do Brito completa 102 anos de Emancipação Política
A cidade de Campo do Brito completou no dia 29 de outubro, 102 anos de emancipação política. Um momento importante! Pois são 102 anos de vida, de independência, de união da sociedade e de paz entre seus habitantes.
Por tudo isso e por todos, é que no momento que prestamos esta justa e sincera homenagem, no reconhecimento a uma cidade que nos abraça, que nos acolhe e que nos dá vida.
Um cidade calma, que possui suas qualidades, que possui pessoas amigas, trabalhadoras, e o que fazem a cidade evoluir.
Finalizamos cumprimentando todos os cidadãos britenses, dizendo:
Votos dos que fazem o Portal i9 Sergipe! Parabéns!
Confira um resumo da história de Campo do Brito
Campo do Brito, distante 64 quilômetros da capital e localizada no alto com uma visão privilegiada, é um município que teve um passado marcado por muitas brigas políticas. Sua história, que começou com muita fé e união até a emancipação política, entrou por um caminho tortuoso com uma administração reconhecida como ditatorial. Depois de muitos atropelos houve uma reviravolta e a comunidade voltou a desfrutar de tranquilidade.
Há duas versões para o surgimento da cidade: a primeira é que teria nascido num lugar hoje conhecido por Campo do Brito Velho, onde existem ruínas que poderiam ser de uma capela. A outra, é que teve início em uma capela que deu lugar à Igreja Matriz, onde as ruas foram aparecendo em torno dela. Mas o certo é que, em 1601, as terras de Campo do Brito foram doadas em sesmarias de 30 léguas ao capitão Antônio Rodrigues, que depois da invasão holandesa cedeu ao Irmão Amaro, da Companhia de Jesus.
Antes da emancipação, ocorrida em 29 de outubro de 1912, Campo do Brito pertencia a Itabaiana. Apesar de ser o povoado de maior destaque do município, não recebia a devida importância. Sentindo-se abandonados, os britenses começaram a desejar a independência, mas faltava um líder para enfrentar a resistência dos itabaianenses.
Em 30 de janeiro de 1845, o povoado passou à categoria de freguesia, quando foi fundada a paróquia de Nossa Senhora da Boa Hora, ficando independente da de Santo Antônio das Almas, de Itabaiana.
Da redação do Portal i9 Sergipe, por William Vinícius
Texto e imagens reproduzidos do site: i9sergipe.com.br