segunda-feira, 29 de janeiro de 2024
Atalaia Nova, no município da Barra dos Coqueiros
Balaustrada da Avenida Rio Branco (rua da frente)
Lancha Santo Amaro, ancorada no antigo 'Terminal Hidroviário...'
Lancha Santo Amaro, ancorada no antigo 'Terminal
Hidroviário Jackson de Figueiredo' (onde hoje funciona
o 'Espaço Zé Peixe'), na cidade de Aracaju, a qual fazia
a travessia pelo rio Sergipe, entre os municípios de Aracaju e
Barra dos Coqueiros, além do Povoado da Atalaia Nova.
Foto compartilhada da fanpage: Facebook
Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros-SE
Região do Baixo São Francisco...
Um sonho antigo dos moradores da região do Baixo São Francisco, deu um importante passo para se tornar realidade. A construção da ponte na BR-349, entre as cidades Neópolis (SE) e Penedo (AL), foi autorizada por meio de ordem de serviço assinada 13/01/2024...
Fotos: André Moreira.
Imagens e Legenda reproduzidas do site: www se gov br
sábado, 27 de janeiro de 2024
Verão Sergipe 2024, na praia da Caueira
Verão Sergipe 2024, reforça destinos locais no radar turístico dos próprios sergipanos.
Evento que começou em 12 de janeiro, na praia da Caueira, tem ajudado a atrair turistas e estimulado os sergipanos a prestigiar as atrações de seu próprio estado...
Fotos: Erick O'Hara.
Imagens e Legenda reproduzidas do site: www se gov br
Bombeiros de Sergipe - guarda-vidas - na Praia de Atalaia
Verão Sergipe 2024 > Caueira, no município de Itaporanga D’Ajuda
Vista aérea parcial do município de Riachão de Dantas
terça-feira, 23 de janeiro de 2024
Verão Sergipe 2024 - Turistando...
Constâncio Vieira e Arena Batistão
segunda-feira, 15 de janeiro de 2024
Homenagem ao ex-governador João Alves Filho
Na última semana de 2023, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros prestou uma homenagem ao ex-governador de Sergipe, João Alves Filho, inaugurando um monumento em sua memória. Ele foi o responsável pela construção da ponte urbana que liga a Barra a Aracaju. O monumento destaca a trajetória visionária do ex-governador e o impacto transformador da ponte no desenvolvimento da Barra. Situada no pórtico da entrada da cidade, a homenagem representa não apenas a visão de João Alves Filho, mas também o elo que a ponte criou para a Barra dos Coqueiros, estimulando seu progresso econômico, social e turístico.
Foto: Carluz Lima
Post compartilhado do Facebook Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros
Rio Sergipe, barcos atracados na Barra dos Coqueiros
Vista aérea da rua da frente, no município da Barra dos Coqueiros
Vista aérea da Praia da Costa
quarta-feira, 10 de janeiro de 2024
Município de Gararu
Praia de Ponta dos Mangues, no município de Pacatuba
Vista aérea do Lago artificial, com pedalinhos
Ponte JK sobre o rio Poxim, (depois da ampliação)
Av. Gov. Paulo Barreto de Menezes com Av. Pres. Tancredo Neves
sábado, 6 de janeiro de 2024
'Aracaju e o Cheiro da Terra', por Carlos Braz
Publicação compartilhada do site 93 NOTÍCIAS, de 16 de março de 2022
Aracaju e o Cheiro da Terra
Por Carlos Braz
Dia 17 de março de 2022 nossa bela capital Aracaju, terra dos cajueiros e papagaios, completa mais um ano de existência. Muitos historiadores renomados debruçaram-se sobre a biografia do visionário presidente da Província de Sergipe Inácio Joaquim Barbosa Filho, que há 167 anos atrás transferiu a capital de São Cristóvão para Aracaju, bem como analisaram o contexto social político e econômico que motivou este ato, considerado à época uma desvairada aventura entre manguezais repletos de doenças infecciosas.
Da igreja no alto da colina do Santo Antônio já se prenunciava os caminhos urbanos a serem percorridos e explorados, o mar e o rio, as terras alagadas de onde brotaria a outrora bucólica capital, com ares de interior.
O famoso quadrado de Pirro, projeto arquitetônico da primeira cidade planejada desse imenso país, resistiu as críticas e as intempéries da natureza e hoje vivemos em uma cidade que se transforma a cada dia, impulsionada pelo progresso. Muito ainda há a se fazer em termos de melhorias sociais e econômicas, e somos partícipes desse porvir, ao exercermos nosso papel de cidadãos, e fazer nossas escolhas através do voto.
Evidentemente aqui é um bom lugar para se viver e também para se visitar. A indústria do turismo, cada vez mais se consolida como importante fonte geradora de recursos, abrindo os horizontes para inúmeras possibilidades de geração de renda e desenvolvimento social. Hoje competimos com as outras capitais nordestinas, e os que aqui chegam não poupam elogios, surpreendidos por nossas belezas naturais, o patrimônio histórico e cultural, a gastronomia, manifestações populares, o jeito característico de ser e falar, a receptividade de um povo hospitaleiro e gentil.
Louvo aqui aos tantos e tantos poetas e artistas, historiadores, literatos, cordelistas e músicos que através da sua arte descreveram e imortalizaram nossa cidade e seus personagens que fincaram seus pés na história no decorrer desses 167 anos.
Parafraseando o poeta Mário Cabral, em seu Roteiro de Aracaju, cuja primeira edição se deu em 1948, convido os brasileiros a conhecerem Aracaju, “terra de luz e de tranquilidade”. Venham sentir novos sabores, degustar um caranguejo, uma castanha de caju, um suco de mangaba, e "ariar a fivela" nas noites juninas, o apogeu das nossas mais caras tradições. Venha comigo, vamos sentir o cheiro da nossa terra e, na praia de Atalaia, mirar as ondas do mar.
Texto e imagem reproduzidos do site: 93noticias com br