quinta-feira, 25 de outubro de 2018

24 de outubro - Dia da Sergipanidade




RioMar Shopping, no Bairro Coroa do Meio, em Aracaju

Foto: RioMar Shopping Aracaju
Reproduzida do site: evidencie-se.com

Inaugurado em 8 de maio de 1989, O RioMar Shopping foi o primeiro empreendimento que trouxe para Aracaju o conceito de modernidade dos shopping centers. 

Administrado pelos Grupos JCPM e NB Empreendimentos desde 2006, o centro de compras teve sua primeira expansão em agosto de 2008, a segunda em 2011 e a terceira expansão em 2017. 

Com a última ampliação, o RioMar ganhou instalações ainda mais modernas, com um dos melhores mixes da região e conectado com o que há de mais novo no setor de shopping center.

Hoje, com um total de 237 lojas, entre elas 14 âncoras e 4 megalojas, o centro de compras configura a 13ª colocação em tamanho entre os empreendimentos da Região Nordeste. 

Além do mix de lojas e serviços, o RioMar conta com 5 salas de cinema da Rede Cinemark e um Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC). 

Localizado em um dos pontos mais charmosos de Aracaju – entre o Rio Sergipe e o mar, o RioMar Shopping surge entre a paisagem natural e humanizada, como um dos cartões postais mais belos da cidade.

Texto reproduzido do site: riomararacaju.com.br

Verão Sergipano - Retratos da capital e interior

Foto: André Moreira
Reproduzida do site: jornaldacidade.net

Foto: Jadilson Simões
Reproduzida do site: jornaldacidade.net

Manifestações do Folclore Sergipano, no Centro Cultural












Fotos: Edinah Mary

Publicado originalmente no site da PMA, em 24 de outubro de 2018 

Dia da Sergipanidade: sala no Centro Cultural abriga manifestações do folclore em Sergipe

Nesta quarta-feira, 24, é comemorado o Dia da Sergipanidade, data que faz referência ao orgulho pela emancipação política de Sergipe, da Bahia. Falar em sergipanidade é falar das belas manifestações culturais que refletem as crenças, os folclores e tudo que constitui a mente e a alma do sergipano.

Para conhecer, viajar na cultura e na história do estado e entender um pouco mais sobre o que é a sergipanidade, o Centro Cultural de Aracaju, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), localizada na praça General Valadão, disponibiliza a ‘Sala de Cultura Popular', fazendo um giro na história, nos costumes, nas artes, nas crenças, lutas e conquistas que são o sentido e base da comemoração. No local há mostras de teatro de bonecas, danças e folguedos do grupo Mamulengo do Cheiroso.

O diretor do Mamulengo do Cheiroso, Augusto Barreto, agradece ao Centro Cultural por resguardar e reviver a história. "Eu acho que a sergipanidade está intrínseca dentro de cada cidadão. Ser sergipano é se compreender, se encontrar, é entender o seu lugar. A cultura popular, a geografia, a história são uma das coisas mais fortes que temos. O Centro Cultural guarda uma exposição de muito valia para a cultura sergipana. O grupo fica muito satisfeito por manter e preservar esses bonecos que contam um pouco da nossa história que já atravessa quatro décadas", comenta.

Cléber Tintiliano

O artista sergipano Cléber Tintiliano, que pinta marcos históricos da cidade de Aracaju, possui dez telas expostas no local. Para ele, a valorização da cultura é fundamental. "Acho esse lugar importantíssimo para o nosso estado e com uma função maravilhosa, que presta um serviço enorme à nossa sociedade", destaca.

 Michele Cristina

A turista Michele Cristina Santos esteve no Centro Cultural e ficou encantada com o sentimento de sergipanidade refletido no local. "Eu, particularmente, acho importante ter um centro como esse em cada cidade. Ele guarda e preserva toda a história e cultura de um povo", declara.

Centro Cultural

No local também há a Sala de Exposições Temporárias, que abriga, atualmente, a mostra Manifestações Culturais em Sergipe. Além disso, acontecem frequentemente apresentações da Escola de Artes Valdice Teles, que recebe esse nome em homenagem à atriz, dramaturga e estudiosa da cultura popular do estado.

O espaço ainda possui a Biblioteca Mário Cabral, que leva o nome de um ex-prefeito da capital e grande apaixonado pelo Estado, com o acervo completo sobre obras raras como "Roteiro de Aracaju" e "Aracaju, bye bye", dentre outros exemplares que fez dele um dos mais importantes ícones da literatura sergipana.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Praça Fausto Cardoso, em Aracaju

Foto reproduzida do site: bacanudo.com

24 de outubro - Dia da Sergipanidade

Uma homenagem a Sergipe através da obra do artista Edidelson

Dia da Sergipanidade 

Esta quarta-feira, 24, é uma data importante para o Estado e sua história, pois, hoje é comemorado o 'Dia da Sergipanidade'. A data é lembrada pela emancipação política da província da Bahia. Mais do que isso, o dia é marcado pela identidade do povo com a sua cultura, religiões, conquistas e lutas ao  longo dos anos.

Mais do que uma data histórica, o 'Dia da Sergipanidade', é uma data se refere ao recebimento da Carta Régia, em 1824, o tornando um Estado independente. O episódio foi protagonizado no governo do brigadeiro 'Manoel Fernandes da Silveira'.

O que representa ser um sergipano? Mais do que uma expressiva data, o 'Dia da Sergipanidade' exalta o orgulho de um povo pela sua terra. Celebra a independência da província, sem deixar de lado a emancipação da identidade de toda uma população.

Salve a sergipanidade!

Texto e imagem reproduzidos do site: bacanudo.com

domingo, 21 de outubro de 2018