No dia 11 de janeiro de 2020, a Ponte do Imperador completou
160 anos
A Ponte do Imperador foi construída em 1859, na administração
do engenheiro Manuel da Cunha Galvão. Inicialmente feita em madeira, tinha o
objetivo de recepcionar o Imperador D. Pedro II na cidade, sendo um atracadouro
para o vapor Apa, que conduzia Sua Majestade e sua comitiva. Em 1867, sob a
presidência de José Pereira da Silva Moraes, a Ponte passou por uma reforma com
o propósito de deixá-la com acabamento em ferro. Anos depois, em 1904, o
presidente do Estado Josino Menezes encomenda a construção de uma ponte
metálica através do engenheiro Heráclito de Faria Lima, por meio da Casa Henry
Rogers Son&Co da Inglaterra, a Ponte teve sua estrutura alterada com metal
e vidro, vindos da Inglaterra, e um portal de castelo medieval.
Em 1919, com novo pensamento urbanístico e com a preocupação
de aproveitar sua velha estrutura, o construtor italiano Hugo Bozzi ganha o
concurso para construção da Ponte, que agora contava com o aspecto de Monumento
celebrativo ao Centenário de Emancipação Política de Sergipe. Em 1920 Bozzi
reforma a Ponte, substituindo o portal medieval por dois torreões em alvenaria
encimados por duas esculturas que representam índios, simbolizando a identidade
cultural sergipana. Em 1923 pousaram em Aracaju os primeiros hidroaviões, que
utilizaram a Ponte como desembarcadouro e inauguraram os vôos para Sergipe.
Atualmente denominada Ponte do Imperador, mudou sua
denominação várias vezes, já sendo conhecida como Ponte do Governador, Ponte
Metálica, Ponte do Presidente e Ponte do Desembarque. Tombada em nível estadual
pelo Decreto nº 29.556/13.
FONTE: Catálogo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística) - ID: 40698
FOTO 1: Foto reproduzida do Facebook/João do Alho Bar e
Restaurante.
Reproduzida do Blog "Bem Vindo à Sergipe"
FOTO 2: Tanit Bezerra @ Ponte Do Imperador Dom Pedro II
Texto e imagens reproduzidos da Fanpage/Facebook/APES SEDUC
(@apesseduc • Serviço público e governamental).
Nenhum comentário:
Postar um comentário