quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

A verdadeira história do marco zero de Aracaju

Foto: Sandro Stéfano

Publicado originalmente no site SOLUTUDO, em 27 de maio de 2019 

A verdadeira história do marco zero de Aracaju

Por Solutudo Aracaju

Será mesmo que a Colina de Santo Antônio é o berço e marco zero da cidade? Vamos descobrir agora mesmo!

Aracaju iniciou “oficialmente” onde atualmente se encontra a Praça General Valadão, no centro da cidade. Quer saber por quê? Confira abaixo!

Pirro e o Tabuleiro de Xadrez

Olha que legal: Sebastião José Basílio Pirro foi um engenheiro militar, contratado por Inácio Barbosa, então presidente da província, para elaborar a primeira planta da cidade escolhida para ser a nova capital de Sergipe Del Rey, que deixaria de ser São Cristovão por questões geográficas e econômicas e passaria a ser a nossa querida Aracaju!

Esse projeto ficou conhecido como o quadrado de Pirro e tinha a forma de um tabuleiro de xadrez. Havia extrema simetria na planta, que foi planejada com um quadrado de 32 quadras e ruas com 110 metros, ou seja, diferente de outras cidades, Aracaju não nasceu do crescimento espontâneo, foi planejada para ser a sede do governo, nossa cidade estava à frente do seu tempo!

A planta desenhada pelo engenheiro possuía um ponto central, era a Praça do Palácio, atual Praça Fausto Cardoso, onde hoje encontramos o Palácio Museu Olímpio Campos, mas o plano se desenvolveu onde era a Alfândega, atual Centro Cultural de Aracaju, na Praça General Valadão.

Praça Fausto Cardoso



Foto: Deniton Lima

Então, a região da Colina de Santo Antônio, considerada berço da cidade, já possuía uma pequena população, composta por uma colônia de pescadores, quando a construção da planta da cidade foi solicitada, mas oficialmente, o marco zero de Aracaju foi dado no desenvolvimento do projeto de Pirro, que se iniciou na atual Praça General Valadão. Pronto, mistério revelado!

Outro fato curioso é o prazo do projeto. Inácio Barbosa assumiu a presidência da província em 17 de novembro de 1853 e a capital foi inaugurada em 17 de março de 1855, ou seja, em menos de 2 anos! Incrível, não?

Barbosa morreu no mesmo ano de inauguração da capital e 4 dias antes do seu aniversário, ele tinha pouco mais de 30 anos e tinha o desejo de fazer a província prosperar, não só ele, como o Engenheiro Pirro foram homenageados no hino do Sesquicentenário de Aracaju. O nome de Pirro foi dado à uma das ruas do Bairro 17 de março, zona sul da cidade.

Revisão de texto: Pedro Gonzaga

Fontes: Expressão Sergipana | F5 News | Fan F1

Texto e imagens reproduzidos do site: solutudo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário