quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Bricelets, uma tradição gastronômica secular

Foto: Ascom/Prefeitura de São Cristóvão

Bricelets, uma tradição gastronômica secular

Com a extinção das ordens religiosas (1834), a culinária realizada pelas freiras foi um fator fundamental e contribuiu de modo significativo para a sobrevivência econômica dos conventos. Fundada no inicio do século XVII em Sergipe Del Rey, a Santa Casa de Misericórdia entrou em decadência no século XIX sendo ocupada pelo Lar Imaculada Conceição a partir de 1911 com relevantes serviços à comunidade carente da cidade. Neste contexto os biscoitos finos com massa bem leve e sabor de laranja, conhecido como “bricelets” rompeu a fronteira invisível entre a questão econômica, de ajudar a manter a ordem religiosa, e passou a consolidar-se como um elemento que representa tanto a doçaria da cidade (rica e diversa), quanto à quarta cidade mais antiga do Brasil.

A irmã Maria de Lourdes Rodrigues da congregação das irmãs missionárias da Imaculada Conceição, confidenciou como os saborosos e delicados biscoitinhos são feito, e contou um pouco da história da produção. “Nós éramos irmãs missionárias que, diante da necessidade de manter os trabalhos da ordem, aprendemos com as irmãs beneditinas vindas da Suíça para o Convento do Carmo, a produção dos bricelets. A confecção demanda paciência, dedicação e muita concentração. É um processo artesanal muito bonito e delicado. Feitos em uma chapa quente, de forma individual. Na receita: leite, farinha de trigo, ovos e açúcar, nós ainda acrescentamos o suco de laranja e a raspa de limão”, confidenciou a irmã

As irmãs do lar imaculada Conceição não são mais as responsáveis pelos delicados biscoitinhos que desmancham na boca, a produção está a cargo dos antigos funcionários do Lar Imaculada (onde hoje funciona a sede administrativa do município de São Cristóvão). “Diante de todas as dificuldades financeiras que vínhamos enfrentando, nós chegamos a conclusão que não era mais nossa a responsabilidade em manter as crianças no orfanato. O que precisávamos era desenvolver junto aos poderes governamentais um trabalho para que estas crianças pudessem ser inseridas na comunidade. E então repassamos o conhecimento da confecção dos bricelets para os funcionários que nos ajudavam”, falou a irmã Lourdes.

Produção

Um desses antigos funcionários, que assumiu a responsabilidade da produção e de manter a cultura dos “bricelets” na cidade de São Cristóvão se chama Sueli das Neves Matias de Jesus. Ela contou que o amor é a força motriz para continuar a produção dos biscoitos. “Agradecemos sempre a confiança que as irmãs depositaram em nós, e por ter nos incumbido a fazer com que levássemos adiante este trabalho. Fazemos com muito amor, com o intuito de agradar o paladar das pessoas e atrair cada vez mais turista para São Cristóvão. Nem sempre é fácil manter a produção, mas continuamos firmes no propósito de produzir os biscoitos que se tornaram marca registrada da cidade”, pontuou.

Atualmente, os ‘bricelets’ são comercializados num espaço que leva o seu nome, numa espécie de homenagem. A Casa dos Bricelets está localizada na rua Erundino Prado, nº 16, Centro Histórico, funcionando das 8h às 17h.

Texto e imagem reproduzidos do site: ajn1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário