terça-feira, 21 de agosto de 2018

Cortejo do Aldeia Sesc movimenta Centro Comercial de Aracaju
























Cortejo do Aldeia Sesc movimenta Centro Comercial de Aracaju

Por Fabrício Santiago

Com mais de 20 grupos folclóricos, teatrais, artísticos, culturais e musicais, o Cortejo da Aldeia Sesc de Artes levou muita alegria e animação para o Centro Comercial de Aracaju, numa manifestação que motivou mais de três mil pessoas a participarem do percurso até o Sesc Centro, no Bairro São José, na tarde da sexta-feira (18). Os comerciários e público em geral se animaram com a festa cultural promovida pelo Sistema Fecomércio – Sesc na capital Sergipana.

A passeata da cultura trouxe grupos de reisado, chegança, samba de coco, cacumbi, bacamarteiros, zabumbadores, entre muitas outras expressões artísticas para o centro da cidade, percorrendo o trajeto da praça dos mercados, passando pelas ruas José do Prado Franco, Pacatuba e Dom José Thomaz, além do calçadão da João Pessoa e praças General Valadão e Fausto Cardoso.

De acordo com o turista gaúcho Roberto Baumgartner, o Cortejo da Aldeia Sesc é uma ação fascinante, que leva a manifestação cultural dos municípios para o conhecimento de todo o público, nas ruas.

“Estava passando aqui pelo Centro da cidade, conhecendo um pouco de sua história, quando fui surpreendido com uma grande movimentação e quando percebi, vi uma verdadeira onda de pessoas com muita alegria e passando. Fui conferir e vi algo que nunca tinha presenciado. O Sesc trouxe as manifestações culturais dos rincões do estado, para o público. Fiquei muito feliz em testemunhar e aprender um pouco mais sobre a cultura sergipana com o cortejo”, disse Baumgartner.

O cortejo foi acompanhado pela gerente geral de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Márcia Rodrigues, que comentou a ação da Aldeia Sesc no Centro de Aracaju, “O Sesc de Sergipe está de parabéns. Nunca tinha visto uma manifestação conjunta tão bem organizada e levando ao centro da capital uma grande quantidade de pessoas para a rua, levando cultura e arte popular para o povo. Estou muito feliz com o que estou vendo em Sergipe”.

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, Laércio Oliveira, declarou que o trabalho do sistema é incentivar a cultura, promovendo o seu acesso ao público comerciário e em geral, fortalecendo a valorização do povo sergipano e sua terra.

“O que realizamos é um grande sucesso, a Aldeia Sesc está levando teatro, dança, música, folclore para todos os cantos do estado. Estamos aqui no Centro de Aracaju, mas ao mesmo tempo em mais de 10 cidades com ações de cunho cultural para o povo sergipano. A missão do Sesc é estimular o nosso povo a conhecer nossa cultura, nossas manifestações artísticas, nossa arte, levar o melhor de Sergipe para o povo conhecer. Promover o enriquecimento cultural do sergipano é importante para que valorizemos a nossa identidade”, afirmou Laércio Oliveira.

O cortejo foi acompanhado por comerciários, estudantes de escolas públicas e privadas, amantes da cultura sergipana, universitários, profissionais liberais e pela imprensa, que deu grande cobertura ao evento.

Texto e imagens reproduzidos do site: novosite.sesc-se.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário