segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Entrevista com o artista plástico Alexandre Cahé




 Artista Plástico Alexandre Cahé

Entrevista concedida ao site Malhador em Foco, em 25 de março de 2013

1- Em que consiste sua arte e quais suas influências?
​Cahé: Baseia-se em trazer muita alegria aos admiradores da minha arte através da intensidade das cores, desde criança que sou fascinado pelo colorido dos desenhos animados. Posso dizer que minha influência parte daí.

2 - Quando você descobriu o artista Alexandre?
Cahé: (risos) Posso afirmar que de alguma forma, me descobriram! Lembro-me bem de um fato interessante e engraçado, quando fui chamado de artista pela primeira vez, uma amiga da família ao entrar em um dos quartos da casa e perceber desenhos feitos na parede (grafite) soltou a frase: "Seu Juca (meu pai), o Sr. tem um artista da P..... (risos). Isso ao ver apenas um dos desenhos, ou seja, a cada desenho que percebia soltava um palavrão de forma muito engraçada.
DETALHE: Estava deitado em outro quarto e rindo com tudo aquilo sem ela perceber (hehehe...) Muito legal!!

3 - Qual foi a encomenda que mais mexeu com seu ego?
Cahé: Foram duas pequenas obras encomendadas pela primeira pessoa que me projetou na mídia (jornais e sites), o amigo jornalista, Pedrito Barreto, as telas tinham como tema: "miniaturas encantadas". A partir dessas encomendas, pude perceber que poderia dar certa essa vida de artista. A qual, estou aí lutando para tentar viver dessa arte!!

4 - O que te motiva a pintar?
Cahé: Vários fatores!!Posso citar alguns: A intensidade das cores. Onde as observo a todo momento e em quaisquer circunstâncias da vida. E ao percebê-las já vou logo imaginando nas combinações das cores e nas criações. Outro grande fator é a alegria que a cantora Daniela Mercury consegue passar através de sua alegria. Pintar sem ouvir música é cansativo!!Não flui!! As canções dela me motivam bastante. Daniela é a artista brasileira que valoriza muito a arte.

5 - É possível viver só de arte?
Cahé: Até o momento, NÃO!!

6 - Já pensou em cursar artes plásticas em alguma Universidade?
Cahé: Sim. Não cursei ainda porque sou indeciso, gosto muito de Jornalismo e tenho certo fascínio por fisioterapia (risos). Sempre permaneço nessa indecisão, e o tempo vai passando e aos vou construindo minha história como artista plástico. Deus está no comando! Confio piamente em suas providências! Ele vai moldando tudo por mim.

7 - Era isso mesmo que o menino Alexandre sonhava ser?
Cahé: ÓTIMA PERGUNTA!! (risos). Gostei da expressão "MENINO", isso me faz voltar ao túnel do tempo e relembrar o tempo de felicidade. Tento reviver este passado colocando nas telas o que mais gostava que são os famosos desenhos da Disney, lembro-me que desde pequeno já tinha uma certa paixão pela arte. Apresentações na Igreja, no clube social (antiga Sede). Personagens tipo: Charles Chaplin, personagens do programa a “Praça é Nossa”. O programa da turma da Xuxa, apresentação realizada no povoado Palmeiras, com direito a Camarim. Momentos marcantes! Brincar de circo no quintal da casa da saudosa Dira (ex-vizinha) com seus filhos e amigos. Essa paixão pela arte ficou adormecida por um longo tempo. Por falta de interesse dos amigos. Lembrando que o desenho sempre esteve presente, estou seguindo minha intuição.
Acredito que isso é o que importa!!

8 - Já surgiu alguma tela que desejava muito pintar e não conseguiu?
Cahé: Não! Até o momento o que sempre tive vontade de pintar, utilizando essa técnica, nenhuma tela ficou sem concluir. Identifico-me com essa técnica por não ter a paciência de esperar uma semana para secar, os traços são precisos e esta técnica facilita muito a conclusão de cada obra!!

9 - Como surgiu a paixão pelas cores? (Cícero Reis)
Cahé: Através dos desenhos da Disney, vistos na infância!

10 - Já pensou em retratar em tela e cores o amor pela sua cidade, tipo: Uma homenagem a Malhador? (Cícero Reis)
Cahé: Sim. O esboço está em andamento, necessito de mais informações para concluir o esboço. Breve a tela!!

11 - Você participa ou já participou de exposições? (Thiago Andrade)
Cahé: Sim. As duas primeiras foram realizadas aqui na cidade a convite da amiga e Prefeita, Elayne de Dedé. A primeira para o encerramento do Projeto RONDON, a segunda na abertura dos festejos da nossa cidade. Participei recentemente da abertura dos NOVOS artistas na Galeria Álvaro Santos, onde fui selecionado com as duas obras enviadas, na noite do dia 19 de março desse ano houve a abertura onde convidei os amigos para o evento com direito a coquetel, música ao vivo e pude conhecer outros artistas. A TV Sergipe esteve presente cobrindo o evento.

12 - Já lhe aconteceu algo através das artes que te beneficiou, superando sua expectativa? (Thiago Andrade)
Cahé: Sim. Cito dois momentos especiais: um dos, foi elaborar uma tela exclusiva para a cantora Daniela Mercury entregue no Réveillon de 2011, aquele momento será inesquecível!!
E o momento mais recente e marcante foi o apoio da Prefeita, através do amigo e publicitário Jorgival Porto valorizando a arte do artista da terra, colocando a mandala nos cartazes de divulgação do primeiro “Festival de Arte, Cultura e Esporte de Malhador” posterior entrega da mandala ao Vice-Governador do Estado Jackson Barreto.

13 - Se sente um artista realizado? (João Mário)
Cahé: Sinto-me realizado quando vejo cada nova obra concluída. No geral ser artista realizado é complicado. Sempre haverá novos desafios, a cada nova obra é um aprendizado.

14 - Você acha que os valores econômicos estão à altura ou ideal do valor simbólico de suas artes? (João Mário)
Cahé: Sim. O trabalho precisa ser valorizado, por ser minucioso, detalhista e que requer muita dedicação.

15 - Em qual estilo as suas obras artísticas se situam e de onde ou por quem você foi influenciado? (Elon Sobrinho)
Cahé: Sigo a tendência da ARTE-POP. Movimento artístico que surgiu no final da década de 1950, nos E.U.A. Onde os artistas que seguem essa tendência utilizam produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes tornando o trabalho mais alegre.

16 - Qual tela você considera como sua maior obra de arte até hoje? (Deivid Maigrin)
Cahé: A tela criada exclusivamente para a cantora Daniela Mercury, tendo como significado: O amor dos fãs de Aracaju por essa grande artista Brasileira.

17 - Você lembra qual foi a sua primeira inspiração? (Deivid Maigrin)
Cahé: Quando pintava a óleo, não havia em quem me inspirar. Quando decidi usar a técnica acrílica, me inspirei no grandioso artista Brasileiro, Romero Brito.

18 - Qual tela você mais se identifica? (Nanny Araujo)
Cahé: Gosto de todas, me identifico com todas! A cada obra concluída, é como se fosse um filho que acaba se nascer.

19 - Qual de suas obras te deixou mais realizado? (Nanny Araujo)
Cahé: A tela entregue a Daniela Mercury.

20 - Onde ficam expostas suas artes, onde e como adquirir? (Noelia Moura dos Anjos)
Cahé: No meu ateliê aqui em Malhador-SE, situada Pça. Pe. Manoel de Oliveira, 186 - Centro.
Na Galeria Álvaro Santos no período de 20 de março a 20 de abril, de segunda a sexta-feira das 8 às 18 h e no sábado das 9 às 13h.

Podendo também enviar e-mail para Allexandre14@hotmail.com
Fones: (79) 9826-5257
Facebook: www.facebook.com/alexandre.cahe​

Quero agradecer ao amigo, Cleber Santos (Clebinho), por esse espaço onde pude pela primeira vez deixar registrado em seu site, um pouco da minha vida artística!

Agradecer a minha família e todos os amigos que admiram, curtem e adquirem as minhas obras.
E afirmar que tudo que está acontecendo tem a Mão Poderosa desse Deus MARAVILHOSO que CONFIO PIAMENTE, da intercessão de duas GRANDES MULHERES, a Beata Dulce Lopes Pontes e de Nossa Mãe Maria Santíssima.

Sem Deus, sem Fé, sem oração, nada disso poderia estar acontecendo!

OBRIGADO CLEBINHO!!
Deus lhe abençoe!
Abraço meu caro!

Texto e imagens reproduzidos do site: malhadoremfoco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário