sábado, 26 de agosto de 2017

Oceanário de Aracaju é uma boa pedida para toda a família

Vida em nossas mãos.

 Centenas de filhotes caminham para o mar.


 A caminho do mar.

Técnicos e turistas se encantam.


Kitsurf colorem o céu da Atalaia.

  Pôr do Sol é um aliado.

Final da tarde.
Fotos: Silvio Oliveira

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 25/08/2017.

Aracaju (SE): Soltura de tartarugas marinhas é atração

Oceanário de Aracaju é uma boa pedida para toda a família

Por Silvio Oliveira*

Quem visita o Oceanário de Aracaju no primeiro sábado do mês e datas especiais terá a oportunidade de observar um show da natureza proporcionada pelo homem: a soltura de tartarugas marinhas Oliva pelos técnicos do projeto Tamar, na praia de Atalaia (SE).

A visita é monitorada por biólogos e técnicos do projeto no início da manhã e final da tarde, que explicam todo o processo de desenvolvimento dos filhotes de tartaruga até adentrarem por completo no mar.

A soltura do final da tarde ainda tem uma observação especial da praia de Atalaia: o pôr do sol com o vai e vem de kitesurf colorindo o litoral sergipano. O Tô no Mundo conferiu uma dessas solturas, com mais de 50 filhos endereçados ao mar.

A observação de filhotes é feita em conjunto com a visita monitorada ao Oceanário, inaugurado em julho de 2002, na orla da praia de Atalaia. A infraestrutura ecológica tem formato de tartaruga gigante e chama atenção em meio a passarelas, lagos e muito verde.

Ao adentrar, o visitante passa por tanques com filhotes de tubarões e mais 18 reservatórios que replicam o fundo do mar e biomas nativos de Sergipe (cinco de água doce e 13 de água salgada), incluindo arraias, tubarões, moreias, xaréus, caranhas, vermelhos e meros.

No centro do oceanário fica um reservatório onde os visitantes podem observar uma parte submersa de uma plataforma petrolífera, estrutura existente no litoral sergipano, estado produtor de petróleo, proporcionando interação com o meio natural. Existem ainda quatro tanques: um onde os visitantes podem tocar em várias espécies de invertebrados, crustáceos, moluscos e peixes, sempre com a orientação de um monitor; dois tanques com espécies de tartarugas marinhas, além de um painel composto por fotografias do projeto.

Os filhotes de tartarugas são as estrelas em dia de soltura, haja visto que os técnicos monitora-os em um tanque e depois os colocam em recipientes prontos para serem levados a areia da praia.

A luz natural faz com que os filhotinhos se guiem em direção a água. Muitos preferem ficar quietinhos e a ajuda da mão dos técnicos e dos visitantes são bem-vindas.

As tartarugas marinhas que costumam desovar na Praia de Atalaia são as das espécies Cabeçuda, que quando adultas atingem até 1,10 metros de comprimento e a Oliva, considerada a menor das espécies encontrada no litoral sergipano, que na fase adulta chega a atingir no máximo 70 centímetros.

Com 35 anos de história protegendo e conservando os ecossistemas marinhos, principalmente as tartarugas, o Projeto Tamar realiza feitos extraordinários em prol da natureza, cuidando do ambiente em que elas vivem.

Contendo três das cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil, sendo a da espécie Oliva, a que mais desova do litoral sergipano, o Projeto Tamar realiza o trabalho de soltura em alta temporada de reprodução que vai de julho ao final do ano, e que pode ser acompanhada pela população.

Em Sergipe, há mais três bases do projeto Tamar em conjunto com o Oceanário de Aracaju: Pirambu, Ponta dos Mangues e Abaís, sendo Pirambu considerada a base-mãe do projeto por ter sido lá a primeira do estilo no país. Por muito tempo, a base do Litoral Norte foi aberta ao público, mas por falta de recursos e público, a direção resolveu fecha-la e só abrir para pesquisa, até por está instalada na Reserva Biológica de Santa Izabel.

Após a visita ao Oceanário de Aracaju, a dica é percorrer a região dos lagos da orla da praia de Atalaia e verificar o quanto a natureza foi generosa com a região e, aonde ela não foi, o homem conseguiu dar uma ajudinha, fazendo com que a orla de Aracaju seja um dos principais atrativos e cartões-postais da capital sergipana.

Dicas de viagem

O Oceanário de Aracaju fica na avenida Santos Dumont, 1010, orla da Atalaia. As informações podem ser adquiridas através do telefone (79) 3214-3243 / 3214-6126 ou e-mail oceamar@tamar.org.br. O funciona diariamente das 09:00 às 21:00.

O Oceanário de Aracaju tem capacidade para receber até 300 pessoas ao mesmo tempo, alcançando a marca de aproximadamente 160 mil visitantes/ano. É o primeiro oceanário do Nordeste e o quinto do Brasil.

Passeie também entre espelhos d’água com pontes, calçadão, ciclovia e espaço para exposições, apresentações culturais e esportes aquáticos da orla da Atalaia.

Através de atividades regulares, como visitas orientadas, palestras e exposições, favorece a sensibilização de moradores e visitantes para a conservação do ecossistema marinho e das riquezas do rio São Francisco. Palestras, mostras de vídeo e aulas junto aos aquários, permitem aos visitantes aprenderem sobre o ecossistema do litoral sergipano e conhecerem diversas espécies de animais marinhos.

Os ingressos custam a Inteira R$ 20,00; meia entrada R$ 10,00 (estudantes com carteira, crianças acima de 1m e idosos acima de 60 anos). Portadores de necessidades especiais e crianças até 1 metro não pagam.

O Oceanário de Aracaju fica na orla de Atalaia, em frente aos Lagos. Partindo-se do Centro, deve-se seguir pela avenida Ivo do Prado e na sequência pela 13 de Julho, em direção ao Shopping Rio Mar. Daí, pela avenida Mário Jorge, chega-se então à Atalaia (avenida Santos Dumont, 1010).

*Com informações do site oficial do Projeto Tamar. O jornalista Sílvio Oliveira participou da soltura de tartarugas dentro da programação do XXIV Congresso Brasileiros de Jornalistas de Turismo no dia 17 de agosto de 2017.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/blogs/silviooliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário