Motivação geográfica: Algumas cidades, como Laranjeiras,
têm seu nome em referência aos aspectos físicos do lugar.
Publicado originalmente no site Expressão Sergipana, em 10 de maio de 2017
De Sirigype a Sergipe Del Rey: Estudo resgata origens de
nomeações geográficas do estado.
Pesquisa aborda os topônimos, isto é, os nomes próprios de
lugares.
De Redação.
Muitos certamente não sabem, mas a palavra Sergipe, tal qual
a conhecemos, já foi escrita de diferentes formas desde a colonização do
território, na década de 1590. Ciriji, Sirigype, Serzipe e até mesmo Serygipe,
as variações gráficas do termo refletem as múltiplas nomeações do nosso estado
durante o período colonial. Mas o que esses nomes denominam, o que significam e
onde foram originados?
Estas dúvidas serviram como ponto de partida para a
elaboração do projeto de dissertação de mestrado de Alexandre Cezar Neri
Santos, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de
Sergipe (UFS).
Sua pesquisa traz como base os estudos toponímicos, um modo
de pesquisa que busca entender a origem da nomeação de espaços geográficos e
suas respectivas motivações. Assim, seu objeto de análise são os topônimos,
isto é, os nomes próprios de lugares. Essa análise também é considerada uma
parte da linguística ligada à história, à geografia e à antropologia.
Seus estudos foram desenvolvidos sob a orientação da
professora Lêda Pires Corrêa. Para ela, a pesquisa permitiu não apenas um
aprofundamento teórico-metodológico da toponímia, como também uma melhor
análise que revele à sociedade, especialmente aos sergipanos, os aspectos
culturais conservados desde o período histórico colonial brasileiro.
Alexandre Cezar: “mesmo estando em português, estamos
tratando de uma língua do século XVI e XVII, o que pra um leitor do século XXI
não é nada fácil”
Os documentos
O trabalho parte da ideia que toda nominata coletada permite
recuperar elementos línguo-culturais de Sergipe colonial, que durante a época
investigada (de 1594 a 1623) teve suas terras exploradas por parte da Coroa
Portuguesa. É aí que surgem as cartas de sesmarias, cuja função era registrar
todas as atividades em relação ao cultivo nos lotes menores de terra doadas aos
colonos. O intuito era monitorar e tornar a terra mais produtiva. Assim, essas
certidões foram validadas em registros públicos e efetivadas junto ao Estado em
caráter oficial.
Para a análise dos topônimos registrados nessa época, Cezar
teve acesso às 218 cartas sesmariais (de sesmarias) disponíveis no Instituto
Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) Este acervo é considerado um mais
antigos em língua portuguesa sobre Sergipe. Além disso, o pesquisador contou
também com dados da Secretaria Estadual da Agricultura, que contribuiu com
informações sobre os acidentes geográficos do estado, e do Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Decifração
A reunião de documentos e informações necessárias rendeu
alguns problemas nesse meio percurso. “Minha primeira dificuldade foi entender
o que ali estava escrito, porque mesmo estando em português, estamos tratando
de uma língua do século XVI e XVII, o que pra um leitor do século XXI não é
nada fácil”, explica. Outro fator que dificultou sua pesquisa foi a falta de
dados no IBGE que pudessem responder sobre a toponímia sergipana. “Infelizmente
alguns documentos não apresentam referência às fontes para a validação da
informação, estando facilmente a mercê de contestações”, pontua. – ter cuidado,
pq não é em si um “defeito” do IBGE…
Análise/Dados
Após a análise dos dados, foram encontrados 73 topônimos
diferentes, sendo 58 de procedência indígena, 18 portuguesa, 1 espanhola e 1 de
ascendência híbrida, junção entre o português e o indígena. Na dissertação,
todos se encontram catalogados, interpretados e classificados. “Esse registro
catalográfico documenta a ocorrência de tupinismos e lusitanismos que fornecem
subsídios linguísticos para a análise sócio-histórica do período colonial em
Sergipe”, explica Lêda.
Nesse levantamento, foram identificados topônimos de
motivação religiosa, de natureza física, de origem antropocultural, relativos a
elementos naturais, como a fauna e a flora, e que indicam os valores externos
de um povo. Mas também se encontram nomeações dadas em referência aos animais,
aos fenômenos atmosféricos, aos minerais ou ainda como uma forma de homenagear
autoridade ou falecidos ilustres. São possibilidades infinitas que surgem a
partir de diversas variáveis.
Um grande modelo toponímico encontrado nessas certidões é de
motivação geográfica – em referência aos aspectos físicos do lugar – como o
município de Itabaiana, que indica na língua tupi baiana de pedra. Nessa
categoria é possível enquadrar ainda as cidades Porto da Folha, Malhada dos
Bois, Laranjeiras, São Cristóvão, dentre outros.
Os grandes rios também se sobressaem na toponímia sergipana.
Opara, por exemplo, é um nome indígena que designava o que hoje chamamos de Rio
São Francisco. Já o Ypochi foi posteriormente alcunhado de Poxim, que se trata
de um grande rio. Além deles, o Rio Vaza Barris também havia ganhado na época
uma nomeação tupi, no qual os índios chamavam de Irapirang.
Mas quem representa a maioria são os topônimos de natureza
religiosa. Segundo Cezar, a igreja católica teve um peso muito grande na
formação da sociedade sergipana “Não somente enquanto instituição, mas como
fervor dos seus adeptos, que resultam em uma projeção dos nomes de certos
lugares”, aponta. Essa realidade é percebida nos atuais municípios de Nossa
Senha da Glória, Nossa Senhora das Dores, Rosário do Catete, Cedro de São João,
Itaporanga D’Ajuda, São Miguel do Aleixo, entre outros.
Quanto à análise do fenômeno gráfico-fonético, o estudo
apontou que parte das transformações internas à estrutura se deu,
principalmente, porque é grande a quantidade de topônimos de ascendência
indígena. Logo, atesta-se o fato de que são os europeus os principais
responsáveis pela toponímica que se estabeleceu em Sergipe, uma vez que muitos
dos nomes de origem tupi foram substituídos por denominações de ordem
portuguesa, permanecendo em nossos mapas contemporâneos.
Todavia, Cezar ressalva que europeus e índios se dispuseram
a uma troca línguo-cultural a partir do momento em que os colonos se
apropriaram do tupi para catequizarem os índios por volta de 1549. A professora
Lêda demarca também que essa é uma constituição de identidade própria, que bem
caracteriza o processo histórico do estado de Sergipe, graças aos vários
topônimos exclusivos do local. “Embora o contato entre brancos e índios tenha
se pautado por relações de dominação do colonizador português, pode-se observar
a preservação do modus vivendi do povo nativo”, pontua a orientadora.Cezar
ratifica ainda a importância dos índios na formação da identidade do nosso
estado. “Temos uma grande presença indígena em nossa história, refletida na
origem dos topônimos sergipanos, então a constituição dessa sociedade deve
muito a esses povos”, conclui.
Do curioso ao científico
Além de atiçar a curiosidade e ampliar nossos conhecimentos
culturais, o estudo dos nomes de lugares traz consigo uma carga histórica,
geográfica e semântica que merece ser estudada cientificamente.
Assim, é através deste trabalho que Cezar tenta chamar a
atenção das pessoas para a história dos primeiros nomes geográficos da terra,
além da necessidade de análises científicas e aprofundadas da toponímia, uma
vez que muitos desses estudos são de cunho não científico. “A sergipanidade,
enquanto movimento de celebração do que é sentir Sergipe, também pode ser feita
na academia, e de forma séria”, diz. Para ele, essa presença pode ter sido
apagada em outros lugares, mas não na história toponímica.
Texto e imagens reproduzidos do site: expressaosergipana.com.br
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