domingo, 31 de dezembro de 2017

Sala de Cultura Popular Manoel de Almeida Filho






Publicado originalmente no site do Instituto Marcelo Deda, em 29/10/2012

Sala de cultura popular da BPED abriga vasto acervo do cordel sergipano

Por IMD Instituto Marcelo Déda em Notícias - 2012

Em agosto de 2012, a literatura de cordel e a cultura popular sergipana ganharam da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) um espaço especial para preservação e divulgação na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED). A ‘Sala de Cultura Popular Manoel de Almeida Filho’ foi reinaugurada com a ajuda do cordelista aracajuano Gilmar Santana. Atualmente, abriga um dos maiores acervos de literatura de cordel do Estado, além de livros teóricos, xilogravuras, obras de poetas populares e muito mais.

“Essa sala veio para integrar o acervo da biblioteca no que diz respeito à cultura popular, principalmente do cordel”, afirma Sônia Carvalho, diretora da BPED. Gilmar, que é membro da Academia Brasileira de Cordel e Presidente da Sociedade Amigos da Biblioteca, diz que o espaço precisava de uma revitalização, com a ampliação do acervo. “É um lugar para dar o reconhecimento necessário à nossa cultura”, alegou.

Na sala, há obras de mais de 60 cordelistas e Gilmar quer aumentar esse número para 80. As visitas são frequentes, tanto de grupos escolares, quanto de curiosos e admiradores do cordel. Zezé de Boquim, cordelista e responsável pelo setor, recebe os visitantes. Além de orientá-los, Zezé também faz uma contação de histórias. “Quando o pessoal chega para visitar, a gente faz aquela festa, conta histórias, conversa”, conta.

Ter seu trabalho exposto na sala é motivo de orgulho para os autores, incluindo Zezé. “Eu fico muito satisfeito de ver que eu fiz uma coisa que as pessoas aprovam”, disse ele. Seu colega cordelista, Ronaldo Dória, também se enche de orgulho ao ver sua obra na biblioteca. “O espaço é muito bom para divulgar o nosso trabalho, até porque a gente não escreve para si, e sim para o povo”, concluiu.

A Biblioteca Pública Epifânio Dória fica localizada na rua Doutor Leonardo Leite, sem número, bairro 13 de Julho. O telefone é (79) 31791907.Funciona de segunda à sexta, das 8h às 20h e aos sábados até as 12h.

Texto e imagem reproduzidos do site: institutomarcelodeda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário