segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

REGISTRO: Capelenses ilustres homenageados (2016)

Foto reproduzida do Facebook/Sociedade Filarmônica de Sergipe e
postada pelo "Blog Minha Terra é SERGIPE", para ilustrar o presente artigo.

Texto publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 04/05/2016

REGISTRO: Capelenses ilustres serão homenageados (2016)

Por: Clarêncio Martins Fontes

No próximo dia 07 de maio do ano em curso, por iniciativa da Sociedade Filarmônica de Sergipe (SOFISE), que tem como Diretora Presidente a dinâmica mestra e musicóloga Maria Olga de Andrade, será cumprido um programa de tributo relevante à memória do inesquecível maestro Leosírio Fontes Guimarães, pelo transcurso do seu centenário, tendo esse célebre maestro, competente e admirável regente, tendo nascido em 26 de fevereiro de 1916, mas só agora, numa iniciativa conjunta da Prefeitura Municipal de Capela, e da Academia Sergipana de Letras, foi possível oficializar o convite para as solenes realizações que, além do professor Leosírio, incluem-se nas festividades centenárias o professor Manuel Cabral Machado, nascido em 30 de outubro de 1916, e as saudosas Maria Lúcia de Melo e Maria Helena A. Barreto, respectivamente nascidas em 08 de março de 1915 e 28 de julho de 1916. E o convite para essa engalanada data, que marcará por certo a história sócio-cultural da “Princesa dos Tabuleiros”, especifica dois horários sumamente significativos para a participação de ilustres convidados, autoridades, e segmentos sociais diversos de todo Estado de Sergipe, além de populares e parentes dos saudosos e ilustres reverenciados. Às 16 horas Missa na Igreja Matriz de Capela, sendo que depois da celebração será entoado um Canto num coro de vozes de amigos e familiares dos homenageados, reservando-se os minutos finais para saudações.

Fora da Igreja dar-se-á a abertura do solene evento feita pela professora Maria Olga de Andrade, sua coordenadora; será feita uma homenagem da Academia Sergipana de Letras, através do seu presidente Dr. José Anderson Nascimento, e a seguir far-se-á uma saudação municipal da parte do prefeito e Câmara Municipal de Vereadores. Essa parte culminará com um Momento Musical com a Banda local e a Banda da Polícia Militar.  Nesse ínterim, sequenciarão a canção “Nossa Senhora”, da parceria de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, o Poema “Lago dos Cisnes” (recital), de autoria de Manuel Cabral Machado; a valsa “Soluços do Poente” de Leosírio Guimarães, e o dobrado do mesmo autor “Homenagem a Capela”. Ainda de Leosírio serão executados três dobrados, sob os títulos: “Dr. Manuel Cabral Machado”, “Quatro Tenentes”, e por fim “Sílvio Romero” de autoria do músico José Machado; e terminando o bonito elenco será tocado e cantado o “Hino Sergipano”, de autoria do Frei José de Santa Cecília.

Quem foi o maestro Leosírio Guimarães? Natural de Capela, Sergipe, iniciou seus estudos musicais ainda garoto com o Maestro da Banda “Coração de Jesus”, Francisco Carvalho Júnior. Aprendeu a tocar quase todos os instrumentos: caixa, bumbo, trompa, trompete, bombardino e ainda solfejo, canto, e posteriormente, regência e composição. Aos dezoito anos de idade teve o enorme prazer de receber das mãos do seu velho mestre, a batuta para conduzir a Banda de Capela.

Na década de 1940 começa a participar do Coro da Igreja Matriz que era o lugar de encontros musicais com o Padre Juca, Anadir Cabral, José Vieira e outros. Era célebre o coro da igreja nos dias de festa da Padroeira, “Nossa Senhora da Purificação”, em que Leosírio num sopro muito fino e expressivo tocava seu pistom. Datam dessa época suas primeiras composições musicais. Primeiro, escreve para pequenos teatros das escolas que competiam em termos de melhor apresentação nas festas locais. São dessa época: as “Borboletas e Flores” e as “Bonecas e os Pássaros”. Em Capela fundou um coral. E a cidade passou a ter uma banda de música, um coral e posteriormente, uma orquestra de baile.

Em homenagem ao Professor Genaro Plech deu ao Coral o nome “Coral Genaro Plech”. (Genaro foi o fundador do Conservatório de Música de Sergipe). Por outro lado, na década de 50, muda-se para Aracaju, conseguindo trabalhar na rede de ensino particular. Ensinou no Colégio “Nossa Senhora de Lourdes”, no “Patrocínio São José” e no “Arquidiocesano”. Por residir no Siqueira Campos, foi lá que deu o seu primeiro passo, fundando a Escola de Música Nossa Senhora da Purificação.

Na década de 60, foi o professor reintegrado à rede estadual de ensino e posteriormente nomeado Diretor do Conservatório de Música de Sergipe. Recebeu a casa com 40 alunos e deixou-a com cerca de 400, inclusive com muitos destes tocando numa orquestra. Esta foi crescendo e o seu sonho de criar uma orquestra sinfônica em Sergipe foi alimentado pela procura de alunos para tocarem instrumentos.

Em 1971 fundou a Sociedade Filarmônica de Sergipe, com a sua Escola. Hoje a SOFISE tem se destacado na divulgação da música erudita no Estado, tendo promovido inúmeros recitais e concertos de músicos locais, de outros Estados e até de artistas estrangeiros: Eudóxia de Barros (SP), Maria Lucia Godoy (BH), Daniel Freire (SE), Neti Spilznan (RJ), Joe Parillo (USA), Máximo Spiga (Itália), Marcelo Verzoni (RJ), Maria de Lourdes Barros (SE), Valdeliro Santos (SE) e outros.

Em Aracaju, fundou duas Bandas, a Banda de Música do Instituto “Lourival Fontes” para alunos carentes, por solicitação de D. Hildete Falcão Baptista, então Diretora da Casa. A outra foi uma Banda exclusivamente feminina, a Banda de Música da Escola Normal, na gestão de D. Maria das Graças Azevedo de Melo. O Maestro Leosírio Guimarães compôs além de vários arranjos de música para coral e orquestra, escreveu: sambas, canções, marchas, dobrados, hinos e missa.

O outro grande homenageado, Manuel Cabral Machado, nasceu em Rosário do Catete (SE), 1916, e criado na cidade de Capela. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Bahia (1942). Ocupou diversos cargos na administração pública, iniciando como Secretário do Prefeito de Aracaju, José Garcez Vieira, passando pelo Governo do Estado de Sergipe, onde foi Diretor do Serviço Público, junto ao Secretário Leite Neto, no governo Maynard Gomes; Secretário da Fazenda e Secretário Chefe da Casa  Civil, no primeiro Governo José Rollemberg Leite; Secretário de Estado da Educação do Governo Celso Carvalho e Procurador Geral, no Governo Antônio Carlos Valadares. Foi também Vice-Governador do Estado de Sergipe, Conselheiro e primeiro Presidente do Tribunal de Contas de Sergipe.

Militante político, foi um dos líderes do partido social democrático (PSD), tendo sido deputado estadual por três legislaturas no Governo de Arnaldo Garcez e da oposição, Leandro Maciel e Luiz Garcia. Cabral foi professor fundador de quatro Faculdades: Ciências Econômicas, Direito, Filosofia e Serviço Social. Participou do núcleo inicial da Universidade Federal de Sergipe, teve importante participação nas discussões de sua fundação, como Secretário de Estado.

Cabral Machado era cronista, ensaísta, poeta, cientista, ficcionista, palestrante e orador com vasta obra divulgada e citada, era também membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Brasileira de Ciências Sociais. Escreveu o poema “Luar de Capela”, lindamente musicado pelo professor Leosírio Guimarães.

Nesse importante evento que dar-se-á no próximo dia 07 de maio, além da Prefeitura Municipal de Capela, através do prefeito Ezequiel Leite Neto, o presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento, e a presidente da Sociedade Filarmônica de Sergipe “Maestro Leosírio Guimarães”, Maria Olga de Andrade, para o brilho do acontecimento que marcará 2016 na seara do nosso “hinterland”, também está colaborando para o êxito da iniciativa a Associação Sergipana de Imprensa através do seu presidente, escritor e jornalista Cleiber Vieira, e de outros membros da Diretoria, que têm feito uma divulgação inter-bastidores intelectuais, culturais e midiescos...  

Texto reproduzida do site: jornaldacidade.net  

Nenhum comentário:

Postar um comentário