quinta-feira, 24 de maio de 2018

Embarcação naufragada do século XIX é encontrada...


Fotos: Divulgação/Ascom FPI-SE

Publicado originalmente no site do Cinform, em 23 de maio de 2018

Embarcação naufragada do século XIX é encontrada no rio São Francisco

Por Julia Freitas 

A equipe de mergulhadores da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) localizou os restos do naufrágio de uma canoa de tolda, provavelmente de meados do século XIX, e fragmentos de cerâmica de vários períodos históricos na terra indígena Xokó, em Porto da Folha.

“Viemos investigar pois desde a última FPI recolhemos relatos de que aqui havia um naufrágio, inclusive porque peças haviam sido retiradas do fundo do rio”, explica o arqueólogo e membro da equipe de mergulhadores da FPI Gilson Rambelli.

Segundo o arqueólogo Paulo Bava, muitas cerâmicas encontradas foram feitas pelos indígenas, mas para serem comercializadas. O arqueólogo considera os achados importantes para entender as modificações na produção cerâmica ao longo da história. “São peças que caíram ou foram jogadas no rio. Também existe a possibilidade de o rio ter mudado de curso e coberto ocupações ribeirinhas”, acrescenta Leandro Duran.

O Cacique Bá, da tribo Xokó, acompanhou os trabalhos dos arqueólogos na terra indígena e comentou a importância e a felicidade dos achados. “Essas descobertas são muito importantes para o nosso povo, pois só vieram enriquecer o nosso passado e a nossa história, já que são uma prova de que nossos antepassados viveram aqui”, enfatizou.

Texto e imagens reproduzidos do site: cinform.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário