quinta-feira, 26 de abril de 2018

Adoção de áreas verdes, em Aracaju





Fotos: Marcos Rodrigues

Publicado originalmente no site da PMA, em 25/04/18

Adoção de áreas verdes contribui para manutenção de espaços públicos na capital

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está trabalhando para mudar a cara da cidade, revitalizando os espaços públicos. Diariamente, a empresa municipal realiza a manutenção de praças, canteiros e logradouros públicos, no entanto, em alguns pontos da cidade, essas áreas são adotadas por empresas privadas ou associações que se tornam responsáveis por sua manutenção.

As áreas verdes dos canteiros localizados em toda a extensão da avenida Silvio Teixeira (entre a avenida Beira Mar e Hermes Fontes), no bairro Jardins, na zona Sul da capital, estão sob responsabilidade do Shopping Jardins. O centro de compras, adotou o espaço e, durante esta semana, realiza a manutenção e revitalização do mesmo com serviços como irrigação, poda, plantio de grama, plantas ornamentais e palmeiras.

“A parceria público-privada é vista com bons olhos pelo prefeito Edvaldo Nogueira, não só pela economia gerada para a gestão municipal, como também pela garantia de uma cidade bem cuidada. Atualmente a empresa municipal está em processo de renovação de contrato com diversas empresas”, enfatizou o diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Bira Rabelo.

Outros exemplos

No último dia 15 de março, a Emsurb entregou aos administradores do condomínio residencial Ariovaldo Souza o termo de adoção da praça localizada na rua Maria Vasconcelos de Andrade, no bairro Aruana. No dia 23 do mesmo mês, a empresa renovou com a construtora Celi Ltda o termo de adoção para conservação, manutenção e irrigação da praça Luciano Barreto Júnior, localizada na avenida Jorge Amado, bairro Jardins.

Outro exemplo de adoção é a nova via do bairro Coroa do Meio. Construída em parceria com o shopping Riomar, a rua Dr. José Augusto Soares Barreto, que fica nas imediações do centro de compras, tem sua manutenção feita pelo grupo que mantém o shopping. Também foi assinado um termo de adoção dos canteiros centrais localizados na avenida Delmiro Gouveia, no trecho compreendido entre a descida da ponte Godofredo Diniz e o cruzamento com a rua Alda Mesquita.

A praça Raul Andrade, no conjunto Jardim Esperança, foi adotada em outubro de 2017 pela associação de moradores do lugar. Em julho do ano passado, também foi firmada a parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o grupo Assaí Atacadista para reforma e manutenção de duas praças localizadas no bairro Olaria.

A adoção

Cada contrato de adoção tem duração de um ano, podendo ser renovado. Qualquer empresa, associação de moradores ou pessoa física pode adotar. Após demonstrar o interesse, a Emsurb verifica se o interessado terá condições de arcar com a manutenção e, logo após, o contrato é assinado. Quem adota fica responsável pela limpeza, irrigação e poda das árvores, além de apresentar um plano para arborizar ainda mais o local.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário