quarta-feira, 11 de abril de 2018

Festival Sergipano de Artes Cênicas












Fotos: Pritty Reis/Secult

Publicado originalmente no site da SECULT, em 9 de abril de 2018

Espetáculos de drama são apresentados no Festival Sergipano de Artes Cênicas

“Mar de Fitas, Nau de Ilusão”, do grupo Imbuaça e “O Conselho”, do grupo A tua lona foram os espetáculos do final de semana

Dois dramas instigantes foram apresentados neste final de semana pelo IV Festival Sergipano de Artes Cênicas. O primeiro, “O Conselho”, do grupo A Tua Lona, que passeia entre questões existenciais e o instinto de sobrevivência humana se apresentou em duas sessões, no último sábado e domingo, 07 e 08 de abril, no Teatro Tobias Barreto, compondo a programação do IV Festival Sergipano de Artes Cênicas.

“Acredito que seja muito importante à realização do Festival de Artes Cênicas, principalmente nesse momento político do país, para podermos reafirmar que é necessário fornecer espetáculos gratuitos à população. Para nós artistas é uma vitrine e um momento de troca com o público, com os outros grupos, e de perceber a potência da nossa cena” afirmou o autor e diretor do espetáculo, Euler Lopes.

Em 2016, a peça foi produzida através do Edital de Montagens César Macieira da Secult, e apresentada pela primeira vez. Ela narra a história de quatro personagens que lutam pela sobrevivência dentro de um buraco após uma explosão que destruiu todo o resto do mundo. Nessa convivência forçada, eles têm que suportar a fome até o máximo e quando chegam ao limite reúnem-se em um conselho deliberativo onde decidem quem deve ser sacrificado para alimentar os demais.

“A peça geralmente causa um impacto muito grande, pois a gente chega ao extremo e conduz o público nesse universo, fazendo com que eles se reconhecerem nessas situações limítrofes que a gente é posto diariamente. Acho que o Festival tem essa importância do fomento para os profissionais, ainda mais nessa época de retrocesso tão absurdo em que até a nossa profissão é posta em jogo, e eventos como esse valorizam a produção cênica”, defendeu o ator Cícero Júnior.

Frequentador do Festival, o professor Flávio Tonetti, conta que já assistiu a três espetáculos nesta edição e tem gostado muito. “Estou surpreso com a programação do Festival que tem trazido peças contemporâneas e que propõe novas formas de fazer teatro, o que é raro em Sergipe e demonstra um amadurecimento das curadorias. Achei a peça muito boa apesar de ser muito forte em impactante, sobretudo, pelo momento político que estamos enfrentando”.

Além de “O Conselho”, também no sábado, 07, foi apresentado o espetáculo “Mar de fitas Nau de ilusão”, produzido pelo Grupo Imbuaça, foi apresentado na Praça Nossa Senhora do Loreto, no Conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão. Com texto e direção de Iradilson Bispo, o espetáculo foi criado para celebrar e reafirmar a cultura popular e a arte pública.  Nele, mestres, dramaturgos, personagens, diretores, brincantes e tantos outros, comemoram a trajetória de quarenta anos do grupo.

Sobre o Festival

O IV Festival Sergipano de Artes Cênicas é uma realização do Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que reúne apresentações diversas em quase um mês de atividades. Toda a programação é gratuita, viabilizadas pelo Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart) e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura. A programação completa e mais informações podem ser acompanhadas pelo site www.cultura.se.gov.br e pela página do Facebook: Secult Sergipe.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário