terça-feira, 24 de abril de 2018

Amendoim sergipano: único


Publicado originalmente no site do Cinform, em 23 de abril de 2018

Amendoim sergipano: único

Por Juliana Paixão 

Para achar alguém vendendo amendoim cozido em Aracaju basta dar uma volta. As chances de encontrar a iguaria no primeiro carrinho de frutas, espalhados pelas esquinas da cidade são grandes. O que muitos sergipanos não sabem é que esse amendoim é pouco conhecido em outras regiões do país, já que seu modo de preparo é exclusivo de Sergipe.


A sergipana Fátima dos Santos, que mora no Rio de Janeiro há vinte anos, sempre que tem uma oportunidade de comer o amendoim de Sergipe aproveita. “Aqui no Rio não tem amendoim, a gente que é nordestino é que conhece, então a gente sempre pede para trazer quando vem alguém daí. O amendoim de Sergipe é muito mais gostoso, o daqui só vende em supermercado e tem que torrar em casa. É difícil a gente chegar em uma feira aqui e procurar amendoim, ninguém conhece, só sergipano mesmo”, conta.

Plantado no começo do período de chuva, entre o final de abril e começo de maio, o amendoim demora de dois meses a três meses para ser colhido. Após o período ele pode ter dois preparos. Em um, a leguminosa é colocada para secar e depois torrada. Já no outro preparo após lavar a vagem do amendoim ele é cozido com água, sal e limão.

SEAGRI

Segundo a assessoria da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), em 2017 foram produzidas 1.859 toneladas da leguminosa. “Esse resultado está dentro da média estadual, tomando como base os anos anteriores: 2014 com 1.786, 2015 com 1.912 sofrendo uma queda em 2016, que resultou na produção de 992 toneladas pelo fato de ter sido o ano mais crítico em termos de estiagem. A seca de 2016 atingiu inclusive os perímetros irrigados com a baixa das barragens públicas”.

O município de Itabaiana teve a maior área irrigada no perímetro da Ribeira, com 356 toneladas de amendoim, sendo seguida dos perímetros Piauí, em Lagarto, com 147 toneladas, 63 toneladas em Jacarecica II, em Malhador, e Jacarecica I também em Itabaiana, com 36 toneladas.

“É importante dizer que o modo de preparar o amendoim verde cozido, depois de arrancado da terra e cozido na água, sal e limão, virou Patrimônio Imaterial de Sergipe no ano de 2013, através do Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese)”

Lei 7.682/2013

Em 2013 a deputada Ana Lucia conseguiu que o projeto de lei nº 7.682/2013 fosse aprovado, tornando o amendoim um Patrimônio Imaterial de Sergipe, porém a parlamentar conta que a lei trouxe apenas impacto cultural para o estado.

“Infelizmente, o impacto foi apenas cultural. O fato de ter virado Patrimônio Imaterial de Sergipe foi muito bem aceito pela população, porém até o momento o Governo do Estado não priorizou e não criou ações para que toda a cadeia produtiva que existe em torno do amendoim, desde o pequeno produtor ao vendedor, fosse valorizada”, comenta.

Cuidado


A nutricionista Rafaela Batalha faz um alerta em relação ao consumo,já que como o amendoim possui umidade pelo seu armazenamento no solo,pode causar a contaminação.

“A aflatoxina é uma micotoxina que causa alergia. Por isso tem a Abicab, que dá um selo de qualidade a alimentos com essa matéria prima. É tolerado o consumo de 20 gramas dessa substancia por dia”, comenta.

Porém, o amendoim em quantidades certas pode ser um aliado na dieta, pois garante saciedade. “Ele garante saciedade. Rico em ácido graxos insaturados, fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos. É rico em fitoesterois também, que tem estrutura parecida com o colesterol, driblando a absorção deste pelo corpo. É como se você “enganasse” o corpo, na hora que vê o fitoesterol, ele absorve e isso ajuda a reduzir os níveis deLDL”, explica.

Texto e imagens reproduzidos do site: cinform.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário