quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Monte Alegre: Pedra do Negro um local carregado de história

 



Publicado originalmente no site Sou de Sergipe, em 21 de novembro de 2017

Monte Alegre: Pedra do Negro um local carregado de história

O local representa a questão da influência dos negros na formação da identidade cultural local

Por Izaque Vieira 

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, em todo o Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

Em Monte Alegre a semana é toda dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

O local que se tornou ao longo do tempo símbolo da influência do negro para todos os moradores e intelectuais. Infelizmente a localidade não é assistida pelo poder público e apenas professores e curiosos, valorizam essa área que representa pura história, e foi batizada pelos moradores de Pedra do Negro, pois segundo os mais velhos, um escravo que buscava refúgio, após ter saído do quilombo dos palmares ou de alguma senzala com a sua família, acabou fixando moradia e ali, vivendo por muitos e muitos anos naquela localidade. Anos mais tarde este mesmo local serviu como esconderijo de lampião e seu bando.

A Pedra do Negro fica nas proximidades do Povoado “LAGOA DO ROÇADO”. Povoado este que se localiza a 16 Km de Monte Alegre De Sergipe.

Izaque Vieira/Redação Portal Sou de Sergipe.

Texto e imagens reproduzidos do site: soudesergipe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário