terça-feira, 3 de julho de 2018

Cortejo da Baiana: Tradição Capelense






Imagens: Gabriel Nascimento

Publicado originalmente no Facebook/Governo Municipal de Capela, em 01/07/2018  
                                        
Cortejo da Baiana: Tradição Capelense anima os foliões no sábado

O Cortejo da Baiana aconteceu na tarde de sábado, 30. Uma multidão seguiu o trajeto organizado pela comissão do evento e Secretaria Municipal da Cultura e Comunicação Social, a prefeita Silvany, acompanhou todo roteiro junto aos membros da administração, conterrâneos e turistas.

O percurso foi animado pelos sons do zabumba, pífano, fogos e salvas de bacamartes. O Folguedo da Baiana percorre as ruas da cidade arrecadando prêmios e bebidas que serão somados aos brindes recolhidos na Sarandaia, que aconteceu na madrugada de 01 de junho e abriu oficialmente o período de festejos juninos do município. As prendas, recebidas nos dois folguedos, serão penduradas no Mastro, que será cortado neste domingo, 01.

Em 2018, a baiana continua sendo representativa por Joelisson Santos de Abreu. “A expectativa é grande, sinto muito orgulho em passar pelas casas dos amigos e os visitantes, dançando e espalhando alegria, arrecadando os prêmios para a nossa grande Festa do Mastro”, disse.

O que é a baiana?!

Em Sergipe, o folguedo da “Baiana” só ocorre na cidade de Capela. A Baiana surgiu em 1940, na véspera da Festa do Mastro, de uma brincadeira entre a família Melo e amigos, com a finalidade de arrecadar prêmios e bebidas para serem colocados no mastro.
É composto por um homem negro trajado de baiana- vestido branco longo e rodado, cesto na cabeça e acessórios na orelha e no pescoço.

Neste ano a Caravana da Saúde somou-se ao cortejo da Baiana, a iniciativa tem por objetivo conscientizar da importância do uso do preservativo nas relações sexuais. “Por conta do quantitativo de pessoas, da cidade e os visitantes, esta ação é importantíssima! Desejamos uma festa alegre, em paz e com segurança! Além da distribuição dos preservativos durante o cortejo, estamos também com a barraca da prevenção na praça de Eventos, fazendo está conscientização" informou Robéria Soares, coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica

Com informações: SECOM/Capela/SE.

Texto e imagens reproduzidos da Fanpage/Facebook/Governo Municipal de Capela

Nenhum comentário:

Postar um comentário