quarta-feira, 11 de julho de 2018

Fogueira gigante é tradição em Cumbe

Foto: arquivo pessoal   

Publicado originalmente no site do Cinform, em 10 de julho de 2018

Fogueira gigante é tradição em Cumbe   

Com 16 metros de altura, ela pode ser uma das maiores do mundo

Por Thayná Ferreira 

Está errado quem pensa que só porque os festejos juninos passaram ainda não tem festa no estado. No município de Cumbe, médio sertão sergipano, a tradição ficou acesa, literalmente. A população prestigiou um dos maiores eventos da cidade, a fogueira gigante de 16 metros, esta que pode ser uma das maiores do mundo, que foi acesa nessa última segunda-feira, 9, na praça da igreja matriz do município.

A fogueira, que é feita com lenha seca, 
cresce a cada ano. 
Foto: arquivo pessoal

Criada nos anos 90 pelo lavrador Eliezer José dos Santos, de 86 anos, a fogueira iniciou sem pretensão, com um formato pequeno e ao longo do tempo foi ganhando proporções inusitadas. Hoje, para ser montada, é necessário o auxílio de populares. A fogueira se transformou em um atrativo no período junino e o lavrador viu a necessidade de torná-la um evento em Cumbe.


O seu filho, Ronaldo Meneses, que também é lavrador, atualmente é o organizador da festa. Ele conta que o evento mobiliza pessoas não só do estado, como de todo o país. Ronaldo conta que o processo de montagem da fogueira se dá em dois dias, 23 e 24 de junho, das 7h às 18h, com uma equipe de 20 pessoas.

Seu Eliezer com sua família.

“Montamos a fogueira no São João e acendemos no dia 09 de julho, sempre às 20h. Mas durante o dia temos atividades lúdicas, como o quebra pote e o pau de sebo. Temos apresentações de quadrilhas. Esse ano vamos contar com uma daqui do município e outra da cidade de Porto da Folha. Quando a fogueira é acesa temos show pirotécnico e em seguida apresentações musicais”, declara.

O organizador conta que não sabe se é a maior fogueira do estado, porque não há registrou, mas fala que pretende fazê-la entrá-la no Guinness Book. “Não temos informações se ela é a maior do mundo, acreditamos que sim. Queremos que ela entre no livro dos recordes. O sonho do meu pai é que ela chegue aos 20 metros”, acredita.

Texto e imagens reproduzidos do site: cinform.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário