segunda-feira, 16 de julho de 2018

Maria Filiciana, a mulher mais alta do mundo

Foto de Carlos Miguel

Publicado originalmente no site Serigy News, em 27 de maio de 2018

Maria Filiciana, a mulher mais alta do mundo completa 72 anos de vida

Por Carlos Miguel

Uma família das alturas, sim essa é a família de Maria Filiciana dos Santos, nascida no dia 27 de maio de 1946 na cidade de Amparo do São Francisco no estado de Sergipe, filha única de Antônio Tintino da Silva que media 2,40 cm de altura e Maria Rodrigues dos Santos de 1,80 cm de altura, sua avó paterna media 2,30 cm de altura e sua tia 2,30 cm de altura.

Maria Filiciana teve uma vida muito simples, cresceu normalmente até aos 10 anos de idade, depois cresceu aceleradamente. Para sobreviver, ela e seus pais trabalhavam em uma roça na cidade do Amparo de São Francisco. Ainda adolescente já passava dos 2 metros de altura, seu tamanho somado a sua beleza chamava a atenção dos populares da região.

 Joza o Vaqueiro do Sertão, grande artista sergipano foi responsável em revelar Maria Filiciana para o Brasil através de uma turnê pelo país. Ela tinha 16 anos quando saiu de casa acompanhada por Joza o Vaqueiro do Sertão, eles se apresentavam em circos por diversos Estados, entre eles o Rio de Janeiro, Paraná e Porto Alegre onde ela também se apresentou para jogar basquete.

Através dessa turnê Maria Filiciana, ficou conhecida e aos 18 anos teve a oportunidade de se apresentar no programa do Chacrinha, concorreu com outras mulheres no concurso para escolher a mulher mais alta do mundo, uma das concorrentes era uma norte americana que tinha 2,15cm de altura, mas nenhuma conseguiu ultrapassar os 2,25 cm de Maria Filiciana que foi coroada por Luiz Gonzaga o Rei do Baião e recebeu a faixa da Rainha das Alturas das mãos de Grande Otelo, tudo isso no palco do programa do Chacrinha, A Hora da Buzina.

Maria Filiciana, agora reconhecida como Rainha das Alturas, ao lado do Rei do Baião Luiz Gonzaga e Joza o Vaqueiro do Sertão, rodaram o país em apresentações. Começou a jogar basquete aos 25 anos. Fez parte da Seleção Sergipana por dois anos, seguindo depois para Porto Alegre, onde participou dos jogos da Confederação Brasileira de Desportos Universitários. Participou ainda, em 1971, dos 22 Jogos Universitários Brasileiros.

Durante 12 anos cantou no Trio Sergipano. Apesar de sua altura, pesava, na época, apenas 65 quilos e usava sapatos número 39. Aos Maria Filiciana com 27 anos deixou o trio quando conheceu Assuíres José dos Santos, 18 anos, que media em média 1, 67cm altura, com quem se casou e teve três filhos: Charles, Shirlei, e Cleverton, com 2,10 cm, 1,65 cm e 2,10 cm, respectivamente. Em 1973, fez várias parcerias com duplas sertanejas, quando realizou muitos shows pelo Brasil.

Em 1995 teve que fazer uma cirurgia no pé, que não foi bem-sucedida, o que a obrigou a fazer outras. Na última, o médico retirou ossos e cerca de um terço de seu pé. Isso lhe impossibilitou de se firmar em pé. Para piorar ainda mais a sua situação, o seu esposo faleceu num acidente de carro, em 1998. Com a morte dele, que se tornara a única fonte de renda da família, aumentaram os seus problemas.

Mesmo assim conseguiu fazer novos tratamentos no seu pé Maria, residi numa casa simples modesta, na rua São Jorge, no bairro Santos Dumont em Aracaju Sergipe. Vive uma vida com dificuldades recebe a solidariedade de amigos e admiradores.

Enquanto a equipe Serigy News entrevistava a Rainha da Altura, dois moradores do bairro vizinho apareceram para visitar e rever a Maria Filiciana. “Durante a juventude no bairro que eu morava no Novo Paraíso, tinha um circo anunciando a apresentação da mulher mais alta do mundo. Fui ao circo e pude conhecer a mulher mais alta, fiquei impressionado com a altura, isso foi na minha adolescência e eu tinha um sonho que era rever Maria Filiciana. Hoje estou tendo essa oportunidade, estou realizando o meu sonho de poder estar próxima dela”, disse Manoel Madson dos Santos.

“Eu lembro que tinha 10 anos, Maria Filiciana era a melhor atração nos circos, e hoje estou recordando minha infância ao lado da rainha das alturas”. Relata Rosângela da Conceição Oliveira Santos...

Texto e imagem reproduzidos do site: serigynews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário