domingo, 23 de setembro de 2018

Praça da Bandeira é uma das mais arborizadas da cidade



Fotos: Sílvio Rocha

Publicado originalmente no site da PMA, em 20 de setembro de 2018  

Praça da Bandeira é uma das mais arborizadas da cidade

Localizada no cruzamento de avenidas importantes da capital, uma das praças mais arborizadas de Aracaju se destaca. A Praça da Bandeira reserva parte da história da cidade e já foi local de muita diversão para moradores antigos nas décadas de 60 e 70, que hoje residem nos bairros Cirurgia, Suíssa e São José.

Foi nessa época que os primeiros parques de diversões e circos que chegavam em Aracaju eram armados na Praça dos Circos, como também já foi chamada a atual Praça da Bandeira. Isso acontecia porque o local era um grande campo com vegetação rasteira e ainda não havia plantações de árvores. Antes disso, também existia uma fonte pública de água potável, popularizada como ‘Fonte da Caatinga', instalada no centro da praça. A população dos bairros Getúlio Vargas, Suíça, Cirurgia, São José, Centro e de regiões próximas não tinham água encanada e se deslocavam até a fonte para consumi-la.

De acordo com o pesquisador de história Osvaldo Ferreira Neto, a água encanada só foi se tornar comum a partir dos anos 40. "Aquelas pessoas só vão receber água na torneira a partir dos anos 40, após a Segunda Guerra Mundial, e devido a essa fonte, a Praça da Caatinga foi o primeiro nome da Praça da Bandeira", contou.

Já a Praça da Bandeira é um nome comum e existe em todas as cidades brasileiras. "Ela vai ganhar esse nome depois de receber o Congresso Eucarístico da Igreja Católica nos anos 50, onde foi feito todo um preparo e urbanização da praça. Mais tarde leva o nome de Praça da Bandeira porque em todas as capitais do Brasil, a exemplo do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, é comum ter uma praça que homenageie a flâmula, o símbolo principal do país, que é a bandeira", falou.

É lá também que os sergipanos e turistas podem desfrutar da natureza, sentado em um dos inúmeros bancos da praça, ter acesso ao parquinho infantil, lanchonetes, como também comprar produtos de paisagismo e jardinagem na Feira Verde, local que existe há mais de 30 anos.

Desde os nove anos de idade, o vendedor Gladson Oliveira ajuda sua mãe na venda das plantas. "Vinha para a praça para ajudar minha mãe e brincar com os meus amigos. Também trazia o meu cachorro para passear. Sempre gostei dessa praça porque ela é bem arejada. Aqui também vem muitos turistas conhecer o local e acabam comprando flores", relatou.

Gilza Correia também é vendedora na Feira Verde há 23 anos e trabalha junto com o seu esposo. Para ela, o clima que a Praça da Bandeira proporciona é bem agradável. "Frequento a praça diariamente por causa do meu trabalho, gosto muito do clima dessa praça, se você estiver no Centro, ao chegar aqui o clima já é outro. A praça é organizada e limpa, vendo bem as minhas plantas", disse, satisfeita.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário