quinta-feira, 6 de setembro de 2018

São Cristóvão: 18 Pontos Turísticos Imperdíveis


Publicado originalmente no site Expressão Sergipana, em 5 de setembro de 2018

São Cristóvão: 18 Pontos Turísticos Imperdíveis 

De Redação 

São Cristóvão, a primeira capital sergipana, fundada em 1590, acumula mais de 400 anos de história. É assim, experiente, que carrega o título de quarto município mais antigo do país. Foi em seu aniversário de 420 anos que a UNESCO reconheceu a Praça São Francisco como Patrimônio Histórico da Humanidade. Com arquitetura colonial, a cidade ainda guarda edifícios históricos e conserva tradições. Aqui, você passará a ter conhecimento de diversos pontos da cidade que podem ser visitados.

1. CRISTO REDENTOR

O monumento ao Cristo Redentor fica localizado no alto do São Gonçalo, a 90m de altitude, ponto mais elevado da cidade. Situado a 2 km do Centro histórico, ao lado da Rodovia João Bebe Água.

Foi nesse local que, em 1599, os padres da Companhia de Jesus (Jesuítas), primeiros religiosos vindos a São Cristóvão, edificaram a Capela e o Colégio São Gonçalo.

Quando em 1759 os Jesuítas foram expulsos do Brasil, essas propriedades foram confiscadas para a Coroa Portuguesa e vendidas por ordem do Governo de Portugal, por Decreto de 1763.

Fotos: Danielle Pereira e Márcio Garcez

O Monumento ao Cristo Redentor foi erguido sobre as bases dessas edificações, pelo Presidente de Sergipe, Dr. Maurício Gracco Cardoso. Sua construção foi iniciada em 1924 e inaugurada no dia 26 de janeiro de 1926.

De autoria do arquiteto italiano Belando Belandi, o monumento é em concreto armado, com 16 metros de altura (6 de corpo e 10 de base) e 1,4 metros em cada braço.

Curiosidade: É mais antigo do que o monumento a Cristo Redentor erguido no Rio de Janeiro. Este último foi erguido em 12 de outubro de 1931, enquanto o monumento a Cristo Redentor em São Cristóvão foi erguido em 26 de janeiro de 1926.

2. PRAÇA DA BANDEIRA – IGREJA JESUÍTA

Ruínas da Capela dos Capuchinhos | Foto: Adilson Andrade

Na Praça da Bandeira encontram-se localizadas as Ruínas da Capela dos Capuchinhos e antigo hospício – onde atualmente é uma residência. Situada à Rua Prof. José A. Cardoso, prosseguimento da Rua do Rosário. O nome hospício era designado dado a pequenos conventos Carmelitas e Franciscanos.

Provavelmente, criada no século XVII, já que os Frades Capuchinhos estabeleceram-se em São Cristóvão em 1603. A Fachada da Igreja e as celas encontram-se preservadas.

3. IGREJA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos 
 Foto: Ligia Caligaris/Blog Eu Fui Lá

Situada à Rua do Rosário, é uma construção jesuítica do século XVIII. Tem como padroeiros a própria santa que a nomeia e São Benedito, o Santo Negro.
Possui um lavabo em cantaria datado de 1743. O templo guarda belos traços do barroco e do rococó.

Esse templo era mantido pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Em 1907 a Irmandade foi suspensa por atos de rebeldia e não cumprimento dos deveres religiosos. A partir daí, passou a ser administrada pelo Vigário da cidade.

Tombada pelo IPHAN, encontra-se na iminência de uma reforma, embora ainda mantenha função de culto.

Na época em que negros eram escravizados no Brasil, “homens pretos” e “homens brancos” frequentavam templos religiosos específicos, com santos condizentes com a coloração de sua tez. Nesta Igreja eram realizados, antigamente, festejos de tradição africana, a exemplo de Taieira e Chegança.

4. PRAÇA SÃO FRANCISCO

Praça São Francisco em São Cristóvão | Foto: Adilson Andrade

A Praça São Francisco é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade.

O documento apresentado pelo IPHAN ao Comitê do Patrimônio Mundial ressaltou que o conjunto arquitetônico da Praça representa um registro íntegro e autêntico de um fenômeno singular no Brasil, que tem como contexto um período representativo de sua história: a aliança das coroas portuguesa e espanhola sob o domínio dos reinados de Felipe II e Felipe III. Ressaltou ainda que a Praça é a prova da fusão das influências das legislações e práticas urbanísticas espanholas e portuguesas na formação de núcleos urbanos coloniais. Desta forma, a autenticidade da Praça São Francisco está explícita em seu desenho, entorno, técnicas, uso, função, contexto histórico e cultural.

Segundo Eurico Amado a Praça São Francisco é, com certeza, o mais belo e homogêneo conjunto arquitetônico colonial do Brasil. Nela o visitante tem a impressão de estar integrado num longínquo instante da História convivendo com as primeiras raízes da nacionalidade.

5. SANTA CASA DE MISERICÓRDIA E IGREJA SANTA IZABEL

Santa Casa de Misericórdia | Foto: Família Badini

É uma Construção barroca datada da 1ª metade do século XVIII. As terras foram doadas à Irmandade da Misericórdia em 1608.

A torre sineira liga-se à ala do antigo Hospital com grande equilíbrio e riqueza de estilo. Portada da capela trabalhada em cantaria. Janelas do antigo hospital com coroamento em pedra calcária. Altar-mor neoclássico que contém painel de José Teófilo de Jesus da escola baiana. Em óleo sobre tela, evoca a visitação.

Púlpito barroco em talha esculpida pintada, com taça em cantaria. Lavabo em pedra calcária, arcaz modesto em cedro com alizar tremido.

No dia 12 de abril de 1907, a administração da Santa Casa foi entregue ao Vigário de São Cristóvão pelo Tesoureiro, o Capitão Elias de Oliveira.

Funcionou asilo até 1911, quando passou a Orfanato. A partir de 1922, ficou sob a administração das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Atualmente encontra-se o Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de São Cristóvão.

6. SOBRADO DO ANTIGO PALÁCIO PROVINCIAL – MUSEU HISTÓRICO DE SERGIPE

Museu Histórico de Sergipe | Foto: Sergipe Turismo

Denominado Palácio Imperial ou Palácio Manuel Clemente, atualmente é o Museu Histórico de Sergipe.

Construção barroca, provavelmente do final do século XVIII. Pertencia ao Tenente Domingos Rodrigues Vieira de Melo. Foi comprado e restaurado para residência dos Presidentes da Província em 1825, pelo então Presidente Manuel Clemente Cavalcante de Albuquerque.

O frontispícios ostenta o escudo do Império. Escadaria em pedra calcária, balcão em ferro batido.

Foi sede do Palácio até 1855 e abrigou o Conselho até 1833. Em 1860, foi utilizado por D. Pedro II, quando visitou São Cristóvão, tendo o prédio sido preparado para este fim. Posteriormente funcionou a Câmara Municipal, Escola e Exatoria.

Em 1960, foi finalmente instalado o Museu Histórico de Sergipe, cujas obras na sua maioria pertecem ao período da formação cultural de Sergipe, época do Brasil Império.

7. CONVENTO SÃO FRANCISCO

Vista da Praça São Francisco, a partir do Convento São Francisco | Foto: Wikipédia

A construção do convento foi decidida em 1657, época da chegada dos Frades Franciscanos em São Cristóvão. O Superior da Ordem era o Frei Luiz do Rosário/frade franciscano português.

No dia 29 de janeiro de 1659, foi construída a Igrejinha e o recolhimento dos Franciscanos. No dia 12 de setembro de 1693, foi lançada a primeira pedra do Convento. O Conjunto só foi concluído na 2ª metade do século XVIII, devido à pobreza da Ordem Franciscana e da sociedade da época. São do século XVIII, o frontão, a sacristia, o claustro e os retábulos.

a) Igreja Conventual

A torre original da Igreja foi demolida em 1844, quando apresentou grandes fendas comprometendo a estrutura.

Em 1908, foi erguida uma pequena torre leve, de madeira e zinco de formato cupular cônico, cujo estilo contrariava as linhas do monumento: diagonais, quadriláteros e retângulos.

Em 1936, o Frei Ildefonso Raffad executava nova torre em linhas modernas à época, a exemplo do que se fazia em alguns países da Europa.

Em 1962, o Serviço de Patrimônio Artístico Nacional, alegando problemas de ordem estrutural, executa a demolição da torre, deixando-a na atual forma.

As grades do galilé são de 1904. O Claustro em cantaria, cujo o trabalho artístico é considerado único em conventos Franciscanos no Brasil. Assim também o sistema de sustentação em pilares verticais isolados e não em colunas, que é singular no nordeste.

Sacristia com retábulo ladeado por arcaz apainelado em jacarandá e cedro. Lavabo em pedra portuguesa de Liós. Retábulos estilo D. João V, sendo que o altar e retábulo originais de Nossa Senhora era anterior a 1748.

Em 1936, foram realizadas algumas intervenções na decoração da Igreja. O Convento serviu à Tesouraria Geral, Assembléia Provincial, Biblioteca, Enfermaria e ao Correio Geral. Permaneceu abandonado por muitos anos, tendo servido para aquartelamento de tropas do batalhão da Guerra de Canudos. Nessa ocasião, por descuido de um dos soldados, um das salas foi incendiada. O fogo não destruiu todo o patrimônio, graças ao socorro prestado pela população ante o alarme do toque dos sinos.

A partir de 1980 o Convento passou a funcionar como sede de reuniões de caráter religioso e técnico.

b) Capela da Ordem Terceira de São Francisco

Fica situada na ala esquerda do Convento, atual Fundação Museu de Arte Sacra de Sergipe. Construção concluída no século XVIII. Teto em gamela policromada com pintura ilusionista atribuída aos discípulos do pintor baiano José Theóphilo de Jesus.

Altares e retábulos esculpidos e dourados no estilo neoclássico. Púlpito sem policromia em formato de pinha.

Sacristia com Lavabo em pedra calcária, contendo escudo da Ordem Franciscana, datado de 1725 e Arcaz em Jacarandá e cedro da mesma época.

Cemitério denominado São Gonçalo, século XIX, inserido em uma das dependências internas da Capela, contendo túmulo e ossários.

O Museu Sacro foi inaugurado no dia 14 de abril de 1974. Conta com um acervo de mais de quinhentas obras dos séculos XVII a XX, procedentes de vários municípios sergipanos. A maioria das imagens é erudita, feita por santeiros anônimos do Brasil Colônia, bem como da Europa, sobretudo Portugal e Espanha.

c) Cruzeiro

Implantado pelos Franciscanos em frente ao conjunto da Ordem, é do século XVIII. A cruz em concreto armado é de 1906, obra do Mestre Sabino.

Na extremidade de um braço lê-se 1906 e do outro 1658.

8. CASA DO FOLCLORE

Casa do Folclore | Foto: Equipe Pontos Turísticos De S. Cristóvão

A casa do folclore Zeca do Norberto localiza-se na Praça São Francisco em São Cristóvão, fundada em 16 de setembro de 2000, inicialmente funcionou na antiga Rua da Flores, hoje Rua Messias Prado. É nesta casa que é guardado boa parte do patrimônio imaterial da cidade. Em seu interior é possível encontrar pinturas, trajes, danças e outros traços da cultura popular sergipana.

O nome de Zeca de Norberto dado à Casa, se deu em homenagem feita ao brincante mais antigo da Caceteira, Samba de Coco e Chegança, figura comprometida com os folguedos e danças do folclore de São Cristóvão. Segundo a Profª Aglae a homenagem para ser entendida precisa ser justificada. Não pode ser apenas um nome no portal porque é um símbolo. Assim, é preciso que nesta comunidade você conheça a história de Zeca de Norberto. É comum no nordeste, o nome do pai ou da mãe, sem nem precisar de sobrenome. Assim pode-se ouvir alguém dizer: Maria de Jovelina; Joana de “Seu” Tonho; Zé de Marocas. Pois, foi assim que José Lourenço dos Santos ficou conhecido como “Zeca de Norberto” que era o seu pai, morador do Apicum. Aprendeu não só a pescar com o pai, mas todas as “brincadeiras” do folclore de São Cristóvão. As danças e folguedos entraram em seu coração e não saíram mais. Não havia Caceteira sem Zeca, nem samba de Coco, nem Chegança sem o filho do “seu” Norberto. Era baixinho na estatura, mas gigante na defesa da cultura de sua gente. Nasceu no dia 08 de setembro de 1901, em São Cristóvão, e morreu no dia 04 de abril de 1970.

A casa do Folclore esteve funcionando em vários lugares até que foi incorporada à estrutura municipal através da Lei nº 068/2009 de 11 de dezembro de 2009, ocupando uma sala na Praça São Francisco onde se encontra até hoje. Funciona todos os dias com exceção da segunda-feira, das 10 às 16 horas, onde os Museus, igrejas e os pontos turísticos também estão fechados.

9. MUSEU DA POLÍCIA MILITAR

Armas antigas | Foto: Arquivo/Museu da PM

O Museu da Polícia Militar de Sergipe foi inaugurado em 14 de novembro de 1969 pelo governo de Dr. Lourival Baptista. Uma das suas motivações para a instalação foi a doação, pela família, do acervo do General João Pereira Oliveira (1883 – 1968), Comandante da corporação de 1926 a 1928.

Esta unidade Museóloga permaneceu pouco tempo ativada, tendo sido reaberta em 1985, por ocasião das comemorações do sesquicentenário da instituição Militar Estadual (1835-1985), ocupando quatro salas no antigo prédio do complexo administrativo do Quartel do Comando da Corporação.

Em 1990, por motivo administrativo, seu acervo foi transferido para o Museu Histórico de Sergipe, ficando salvaguardado por esta instituição até 2007, quando retornou para a corporação.

Em 2012, ocorreu o restauro do prédio que se encontra hoje à Rua Ivo do Prado, Centro Histórico, nesta cidade.

Encontra-se aberto das terças aos domingos, das 10h às 16h.

10. PRÉDIO BALCÃO CORRIDO

Sobrado do Balcão Corrido | Foto: Família Badini

Situado à Praça da Matriz, possui estilo colonial com forte influência mourisca. Provavelmente do século XIX.

Balcão guarnecido por madeira esculpida com decoração em volutas. Restaurado e reinaugurado em 1981, pela Empresa Sergipana de Turismo – EMSETUR. Hoje funciona a sede da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água. Encontra-se na iminência de uma reforma patrocinada pelo IPHAN, pelo projeto Pacto das Cidades Históricas, do Ministério da Cultura.

“O vasto balcão corrido na fachada do sobrado sergipano de São Cristóvão, que derramava sobre a cidade a importância social dos seus proprietários”. [ Carlos Drumond de Andrade. Texto: Tempo-Arte do Brasil. Extraído do Jornal do Brasil de 17/05/1975]

11. SOBRADO DA ANTIGA CADEIA

Sobrado da antiga cadeia de São Cristóvão | Foto: Família Badini

Prédio pertencente ao Governo do Estado de Sergipe, cedido à Prefeitura Municipal de São Cristóvão. Aguardando reforma patrocinada pelo IPHAN, pelo projeto Pacto das Cidades Históricas, do Ministério da Cultura.

Em estilo colonial, a construção teve início na metade do século XIX, cujas obras prosseguiram por vários anos.

12. IGREJA NOSSA SENHORA DA VITORIA – IGREJA MATRIZ

Igreja N. Sra da Vitória | Foto: Família Badini

Sua construção é de 1608. A igreja foi edificada pelos padres Jesuítas, por ordem dos Felipes, da Espanha, para ser Sede Episcopal.

É uma Igreja que sofreu inúmeras modificações ao longo dos anos. Durante o período bélico de 1637 a 1645 sofreu danos irreparáveis. A sua reconstrução foi praticamente uma reedificação. Em 1859 desabou, desde a entrada principal até o arco cruzeiro.

O Frontão ostenta as armas dos Felipes (reis católicos) de uma forma descaracterizada e datas relativas a intervenções em 1855, 1837 e 1845.

De grande volumetria, essa Igreja dispõe de duas torres bem proporcionadas, guarnecida por azulejos brancos, encimadas por galo português.

Altares e retábulos em madeiras esculpidas douradas, que foram reconstruídos no início do século passado.

O arco cruzeiro guarnecido por dois anjos ao centro segue a mesma decoração do altar-mor. Mais acima, encontra-se a imagem de São Cristóvão em pedra calcária.
Púlpitos estilo barroco com taça em cantaria.

A Capela do Santíssimo Sacramento contém medalhão policromado no teto, provavelmente do século XVIII e gradil em ferro trabalhado de execução posterior.

13. CONJUNTO DO CARMO – IGREJA DO CARMO GRANDE E IGREJA DO CARMO PEQUENO

Igreja Ordem 3ª do Carmo | Foto: Família Badini

Situado no antigo Largo do Carmo, atual Praça Senhor dos Passos, o Conjunto foi iniciado no século XVII, pelos religiosos Carmelitas Calçados estabelecidos em São Cristóvão em 1618. Compreende a antiga Igreja Conventual de Nossa Senhora do Carmo (Carmo Grande), atual moradia de Frades Carmelitas e a antiga Capela da Ordem Terceira do Carmo (Carmo Pequeno), atual Igreja Senhor dos Passos, onde anexo funciona o Museu dos Ex-votos.

a) Igreja Conventual de Nossa Senhora do Carmo (Carmo Grande)

Atualmente residência de Frades Carmelitas, a Igreja foi edificada no século XVIII por Frei Antônio de Santa Eufrásia Barbosa.

Em estilo barroco, o frontão, com rica decoração de pedra calcária, ostentação escudo da Ordem Carmelitana.

Galilé com grades de proteção em ferro de 1986.

Originalmente a Igreja possuía seis altares com retábulo do século XVIII em talha dourada. Atualmente a sua decoração interna conserva apenas um retábulo, cujo altar é de construção posterior neoclássica e dois púlpitos incompletos em cantaria.

O Convento já existia nos fins do século XVII. Foi reedificado entre 1755 e 1763, por Frei José Ângelo Teixeira, inspirado no modelo franciscano.

Claustro térreo, próprio do modelo Carmelitano. Colunatas no mesmo estilo dos Conventos franciscanos de Penedo, em Alagoas e Salvador, na Bahia.

Em 1874, funcionou o Liceu de São Cristóvão.

Em 1922, o Convento foi reformado pelas irmãs Clarissas Concepcionistas, para funcionamento do Colégio Imaculada Conceição. Em 1924, foi fundado o Noviciado.

A partir de 1983, passou a servir ao Mosteiro de São Bento (Beneditinas).

b) Capela da Ordem Terceira do Carmo

Atual Igreja do Senhor dos Passos.

No ângulo da parede externa, do fundo da Capela, encontra-se uma inscrição em pedra calcária, contendo o número 1739 e sobre o pórtico 1743.

Em estilo barroco o frontão exibe a imagem de Nossa Senhora do Carmo em pedra calcária e é uma alegoria, ostentando uma cártula com inscrição em latim.

c) Museu dos ex-votos

Localizado à Praça do Carmo, situado anexo ao prédio da Ordem Terceira do Carmo, foi transformado em santuário onde estão expostos os ex-votos, provenientes de graças alcançadas.

Horário de visitação: Todos os dias, das 09h às 12h e das 14h às 17h;

d) Memorial Irmã Dulce

A Sala Memória de Irmă Dulce localiza-se no Convento do Carmo, em Săo Cristóvăo, à Praça do Carmo. O espaço, inaugurado no dia 04 de abril de 2009, foi idealizado pelo Memorial Irmă Dulce (MID) com o apoio dos frades Carmelitas do Convento onde Irmă Dulce viveu e foi consagrada freira em 1934.

Segundo o assessor do Memorial e Cultura da Instituiçăo das Obras Sociais da Irmă Dulce (OSID), Osvaldo Gouveia, a instituiçăo foi identificando os locais que ela passou e fazendo todo o mapeamento. Irmă Dulce permaneceu no convento de Săo Cristóvăo por um ano e sete meses. Entăo, foi designada para o convento de sua cidade natal, Salvador. Mas, de acordo com as memórias escritas pela própria Irmă Dulce, a passagem por Sergipe foi fundamental para que definisse os rumos de sua vida religiosa. Por isso, a criaçăo do espaço objetiva preservar este importante momento na vida da freira.

Com a inauguraçăo da Sala de Memória, a OSID resgata mais um aspecto da trajetória da freira, quando definitivamente optou por servir os pobres e doentes decidindo seguir a vida religiosa. O espaço ficará aberto à visitaçăo de terça a domingo.

14. IGREJA DO AMPARO DOS HOMENS PARDOS

Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos 
Foto: Família Badini

Situada na antiga Rua das Flores, hoje Rua Messias Prado, foi edificada no século XVIII pela Confraria de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, instituída em 1690. Seu membro mais famoso foi João Nepomuceno Borges, o famoso João Bebe Água.

A fachada do templo religioso dedicado aos pardos possui frontão com volutas, encimado por cruz, torre sineira e portal de alvenaria com tijolos.

15. SOUVERNIRS – LEMBRANCINHAS

Ateliê de Nivaldo​ Oliveira | Foto: Hugo Barreto/Pontos Turísticos 

Casa das Saberes e Fazeres, localizada à Rua Pedro Pereira Prado no Centro Histórico da cidade; Ateliê de Nivaldo​ Oliveira e Ateliê de Luã, ambos localizados à Rua Pereira Lobo.

16. CASA DA QUEIJADA

Não deixe de provar as famosas queijadinhas de coco | Foto: Esse Mundo É Nosso

Situada à Praça da Matriz, a queijada é um doce típico português, que tornou-se sancristovense por adoção. É tanto que a casa da queijada é hoje um ponto de visita prestigiado pelos turistas. A fabricação do quitute é tratada como verdadeira arte, utilizando sempre o forno de barro e todo feito artesanalmente pelas mãos das doceiras.
A receita que foi passada de mãe para filha há várias gerações, é mantida em absoluto segredo.

17. BRICELETS

Bricelets | Foto: Viaje na Viagem

Os bricelets são biscoitos finos como hóstias, produzidos pelas freiras. A receita é original da Suíça. Textura delicada, daquelas que desmancham na boca. Um leve sabor de limão, como um toque. A venda é feita atualmente à Rua Coronel Erudino Prado, nº 16.

18. COOPERDOCES

Cooperativa de Doces – COOPERDOCES, que fica localizada no Pov. Cabrita. Lá as doceiras trabalham diuturnamente na fabricação de doces em calda, geleias, doces de corte; com uma grande variedade para atender a demanda dos turistas/visitantes, população sancristovense e seus clientes cativos. Ressaltando que este grupo tem participação expressiva em eventos voltados para as áreas da agricultura familiar e da atividade turística.

Para mais informações, procure o PONTO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA, localizado na Praça São Francisco, vizinho à Casa do Folclore.

Obs.: De forma geral, os Horários dos Museus são: 10h às 16h, das terças aos domingos.

FONTE: Ascom Prefeitura Municipal de São Cristóvão

Texto e imagens reproduzidos do site: expressaosergipana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário