terça-feira, 10 de outubro de 2017

Documentário mostra a história do Corpo de Bombeiros de Sergipe


Publicado originalmente no site Lagarto como eu vejo, em  9 de outubro de 2017

Documentário mostra a história do Corpo de Bombeiros de Sergipe

O vídeo foi produzindo em comemoração aos 97 anos da Corporação.

Em comemoração aos 97 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), a Assessoria de Comunicação da corporação produziu, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o documentário “Resgatando Memórias”. Com quase 30 minutos de duração, o filme tem o objetivo de preservar a memória institucional da corporação por meio das falas dos próprios bombeiros da ativa e reformados. O vídeo traz depoimentos de profissionais mostrando relatos de acontecimentos que marcaram a profissão, e, consequentemente, marcaram a história dos bombeiros de Sergipe.

“Por meio da história oral, ajudaremos a manter a corporação viva. O vídeo traz testemunhos de conjunturas marcantes vivenciadas pelos personagens entrevistados. Temos histórias muito interessantes, mostrando a diferença do serviço de combate a incêndio e salvamento de antigamente e de agora, as características das viaturas usadas na época e a evolução dos equipamentos e fardamentos, além de relatos da convivência no dia a dia do quartel”, explica uma das diretoras do documentário, cabo BM Danielle Azevedo.

De acordo com o editor do filme, o produtor audiovisual da Assessoria de Comunicação da SSP, Sivirino Barbosa, trata-se de um documentário de média metragem que serve como ferramenta para construir, resgatar e preservar a memória do Corpo de Bombeiros de Sergipe. “É interessante frisar que muitas dessas memórias foram perdidas ao longo do tempo, por não haver esse tipo de serviço de resgate. Hoje em dia, com o advento e o alcance cada vez maior do audiovisual, é importante abrir essa porta e usar de fato essa ferramenta da melhor maneira possível. O documentário permitirá que os atuais membros da corporação possam conhecer o passado e se identificar com cada um dos relatos, entendendo como os integrantes que já passaram pelo CBMSE trabalhavam, para que possam assim valorizar a atuação das gerações anteriores e se empenharem cada vez mais”, explica.

Para o subtenente BM Edmilson Joaquim, que participou da direção e produção do vídeo, o documentário é uma grande oportunidade de mostrar vários aspectos do dia a dia do passado da corporação que contribuíram para a construção da identidade do CBMSE. “O vídeo traduz bem o esforço e a dedicação dos que doaram parte importante de suas vidas em prol da sociedade e que servem de inspiração para os que atualmente abraçaram essa missão”, ressaltou.


Texto e vídeo reproduzidos dos sites YouTube e lagartocomoeuvejo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário