segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Vida e obra de Adalberto Fonseca


Publicado originalmente no site Lagarto Notícias, em 19 de abril de 2017.

Especial Lagarto: Vida e obra de Adalberto Fonseca

Por Claudefranklin Monteiro*

No ano dia 23 de abril de 1917, em Campo do Brito (SE), nascia Adalberto Fonseca, filho de Graciliano Apolônio da Fonseca e Maria Rodrigues da Fonseca. Aprendiz de marinheiro no ano de 1934, em Salvador (BA) e interno do Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro, entre 1937 e 1938. No mesmo ano, retorna ao seio familiar, sendo nomeado Promotor Público de Campo do Brito em 1940; Escrivão de Coletorias em Divina Pastora em 1941: um andarilho promissor!

No dia 02 de janeiro de 1943 casou-se com EIza Almeida Santos, a saudosa Dona Elza da Praça da Piedade (fundadora das Camareiras de Nossa Senhora da Piedade, entre outras colaborações à Igreja). Da união nasceram oito filhos: Marielza, Hermes, Aderbal, Deodoro, Nenem, Floriano, Kenedy e Epitácio.

Por volta dos anos 60, iniciou suas pesquisas sobre a história de Lagarto. Nos anos 70 foi colaborador do jornal “A Voz do Lagarto”, com a coluna “FRAGMENTOS DA HISTÓRIA POLÍTICA DE LAGARTO”.  Em 1972 começa a ser reconhecido por suas pesquisas, tendo sido o confeccionador da bandeira, do hino e do brasão de Lagarto, na gestão do saudoso José Ribeiro de Souza, o popular Zé Coletor, ao qual sempre manifestou toda a sua gratidão e estima.

Foi também criador de dois grupos folclóricos: os Parafusos e os Cangaceiros em 1962. Sendo reconhecido no 10º Festival do Folclore Nacional em Olímpia (SP).

Em junho de 1981 publicou “Opúsculo sobre Lagarto” – pelo Banco do Nordeste – agência de Lagarto e “História de Campo do Brito” em 1989 (com a colaboração da Prefeitura de Campo do Brito). Por anos a fio, entre uma imensidão de promessas não cumpridas, perseguiu o sonho de publicar a maior de todas as suas obras e resultado de mais de quarenta anos de pesquisa: “História de Lagarto”, lançada no dia 20 de abril de 2003.

No ano 2000, a Administração “Lagarto Para Todos” homenageou Adalberto Fonseca com um Centro Cultural que leva seu nome, onde o mesmo compareceu com sua família e aquela que foi sua companheira até então, a Senhora Amparo.

Certa feita, ao ser perguntado sobre o porquê de escrever sobre Lagarto, o historiador Adalberto Fonseca assim se pronunciou: “Acontece que me enchi de amor por esta terra e que outro meio não vi senão este de poder manifestar minha gratidão e minha amizade por esta gente e suas coisas”.

* Necrológio a Adalberto Fonseca, em 18 de março de 2004. Prefeitura Municipal de Lagarto. Escrito a pedido de Jerônimo de Oliveira Reis, para o Velório do Historiador

Texto e imagem reproduzidos do site: lagartonoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário