sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Desfile Estudantil - Colégio Estadual Atheneu Sergipense...













Fotos: Maria Odília/Seed.

Publicado originalmente no site da Agencia Sergipe de Notícias, em 08/09/2017.

Desfile Estudantil leva Ensino em Tempo Integral para avenida em Aracaju

Entre outros atrativos, passaram pela avenida dois carros, um representando o portal da Seed e o outro com o arco do Ensino Médio em tempo integral

O tema do desfile das escolas da rede estadual, 'Educação: Nosso Tempo é Integral', trouxe muita emoção para avenida Barão de Maruim, em Aracaju. Os carros temáticos fizeram alusão à história do ensino em Sergipe desde os anos 50 do século passado até os dias atuais, com o enfoque no modelo de Ensino Médio em tempo integral, implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), nos colégios da rede pública, por meio do programa Escola Educa Mais.

De acordo com o secretário de Educação, Jorge Carvalho, a adesão ao modelo do Ensino Médio em tempo integral pôde ser considerado um marco histórico para o cenário educacional sergipano. "O estado de Sergipe, desde o início do século XXI, começou a discutir essa questão, fez duas tentativas de implantação e finalmente no ano de 2017 nós tivemos, por uma decisão do governador Jackson Barreto, 17 escolas de tempo integral funcionando. É importante destacar que o Plano Estadual de Educação (PEE) e o Plano Nacional de Educação (PNE) preveem que, até o ano de 2024, pelo menos 50 por cento das matrículas do Ensino Médio no País sejam no modelo integral e Sergipe pretende cumprir esta meta até 2020", comentou ao destacar que no próximo ano mais 20 escolas irão adotar o modelo, dessa maneira até o final de 2018 serão 37 escolas funcionando em tempo integral.

Ainda conforme Jorge Carvalho, esta temática no desfile do 07 de setembro leva a sociedade à reflexão acerca da importância deste modelo de ensino. "O Ensino Médio em tempo integral já conta com resultados exitosos. As primeiras escolas implantadas em Sergipe, com este modelo, foram em Aracaju: o Colégio Estadual Atheneu Sergipense, o antigo Colégio Estadual Marco Maciel e hoje Centro de Excelência Maria Ivanda Carvalho do Nascimento, Colégio Estadual Vitória de Santa Maria e o Colégio Estadual Manoel Messias, hoje Centro de Excelência Manoel Messias em Nossa Senhora da Glória. Essas unidades escolares apresentam resultado de rendimento superior a outras escolas, inclusive da rede privada. Não há dúvidas que teremos um grande avanço na qualidade do ensino do Estado", explicou.

Carros temáticos

Passaram pela avenida quatro carros temáticos retratando a fachada de unidades escolares tradicionais da rede pública na atualidade e na década de 50. Os colégios escolhidos foram o Colégio Estadual Dr. Manoel Luiz e o Colégio Estadual Atheneu Sergipense que no ano passado contou com cem por cento de aprovação dos estudantes nas instituições de ensino superior. Desfilaram também mais dois carros, um representando o portal da Seed e o outro com o arco do Ensino Médio em tempo integral. "O desfile estudantil foi lindo e, além disso, foi possível compreender um pouco mais da nossa história da educação. Eu relembro a época em que eu era estudante, quando ouço as músicas o meu coração bate mais forte", disse a dona de casa Josy da Paz.

Para o técnico em eletrônica Leandro dos Santos, este momento é importante para que os jovens reforcem os valores cívicos. "A temática deste ano é muito interessante, foi possível conhecer sobre a história do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, que é uma referência em Sergipe", ressaltou.

A jovem estudante do Instituto de Educação Ruy Barbosa, Shayane Santos, declarou que desfila com imenso prazer. "Amo este momento, além de encontrar e prestigiar os meus colegas, a cada ano tenho um novo aprendizado", elogiou.

Segundo o chefe do Cerimonial da Seed, Almir Garcez, os carros foram construídos com materiais de baixo custo como isopor e compensado e também os apetrechos que a Seed já utilizou em outras edições do desfile. Para ele, com a reutilização, houve respeito ao meio ambiente e uma contenção significativa dos gastos.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário