segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Imposição do Pálio Arquiepiscopal ao Arcebispo Metropolitano
























Publicado originalmente no site ASN, em 15 de Setembro de 2017

Jackson participa de missa solene de imposição do Pálio Arquiepiscopal ao arcebispo metropolitano de Aracaju

A consagração representa o símbolo de jurisdição delegada aos novos arcebispos em comunhão com a Igreja Católica pelo Papa Francisco

O governador do estado Jackson Barreto participou, na última sexta-feira, 15, da missa solene de imposição do Pálio Arquiepiscopal concedido pelo papa Francisco ao arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa. Na mesma data em que se celebra a Festa de Nossa Senhora das Dores, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, representante oficial do Sumo Pontífice, veio até a Capital para presidir a cerimônia cristã. Essa consagração simboliza a jurisdição delegada aos novos arcebispos em comunhão com a Igreja Católica e com os preceitos do pontífice.

Para Jackson, o arcebispo desempenhará um belo trabalho social, assim como é a vontade do papa Francisco. "Desejo profundamente que Dom João José Costa realize um pastoreio que tenha como base o compromisso social. Jesus nos ensinou que é preciso cuidar de todos, mas que a ajuda deve ser direcionada primeiramente aos mais pobres. Tenho certeza de que Dom João cumprirá fielmente esse papel, até pela sua trajetória dentro da Igreja, sempre preocupado com seu rebanho, sobretudo com os que mais carecem do auxílio através da fé divina. Esse compromisso social é o que todos nós esperamos como católicos, e é isso que faz a diferença. Essa é a vontade do papa Francisco", declarou.

Desde 2015, o rito de entrega do Pálio é praticado de forma diferente. Agora, o papa faz apenas a entrega durante uma celebração na Basílica Vaticana, e a imposição é feita pelo Núncio Apostólico nas arquidioceses dos arcebispos contemplados. Dom João Costa é um dos cinco novos arcebispos brasileiros que receberam a insígnia este ano. “Em primeiro lugar, o sentimento que tenho é de muita gratidão a Deus, mas também à Igreja representada pelo Santo Padre, o papa Francisco, ao me confiar esta missão. Naturalmente que me sinto desafiado por essa grande responsabilidade que hoje assumo e, justamente por isso, peço a graça de Deus, e a intercessão de Nossa Senhora para que eu possa corresponder com muita fidelidade este encargo na Arquidiocese de Aracaju”, salientou Dom João.

Desafio que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também aredita que será cumprido pelo novo arcebispo. "Esse é um evento muito especial para Aracaju, que é a sede provincial da Arquidiocese. Aqui nesta Catedral, símbolo da religiosidade aracajuana, a imposição do Pálio sobre o novo arcebispo se reveste de muita significância, pois, a partir de hoje, temos, oficialmente, a liderança de Dom João José Costa, que irá cuidar da igreja, das pessoas e contribuir para que o amor, a concórdia, a bondade e a fraternidade reine entre nós", reforçou.

O arcebispo

Dom João José Costa nasceu em 1958, no município de Lagarto, filho de Noêmia Lima de Menezes e Francisco Barbosa da Costa (in memoriam). A vocação para seguir a vida sacerdotal surgiu já na infância, colaborando, em sua capela, que é dedicada a Santa Catarina de Sena, com a evangelização e, aos domingos, com a missa dominical.

Em 1978, Dom João mudou-se do povoado Cajazeiras para a sede do município de Lagarto, para continuar os estudos no Colégio Laudelino Freire. Foi sacristão da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, cujo Pároco era o atual Bispo da Diocese de Propriá, Dom Mário Rino Sivieri. Concluídos os estudos do primeiro grau, foi morar na cidade de Camocim de São Félix-PE para estudar o 2º grau já como postulante da Ordem do Carmo, apresentado à Ordem pelo então Monsenhor Mário.

Na Ordem do Carmo, iniciou o noviciado 1985, fazendo os primeiros votos em 1986 e, em 1988, fez seus votos perpétuos. Concluiu os estudos filosóficos em Brasília no Seminário Nossa Senhora de Fátima, e iniciou os estudos Teológicos em São Paulo, no Instituto Teológico de Estudos Superiores (ITESP), concluindos em Recife, no Instituto Franciscano de Olinda (IFTO). É Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará.

Foi ordenado Sacerdote em setembro de 1992 e nomeado conselheiro Provincial dos Carmelitas em 1993. Ainda em 1993, foi enviado ao Convento de São José, de Princesa Isabel, sendo nomeado Administrador Paroquial das Paróquias Divino Espírito Santo, em Manaíra e Santa Teresinha, em Jurú, Paraíba. Em 1996 foi novamente eleito Conselheiro Provincial e em 1999 foi escolhido Provincial da Ordem, sendo reeleito em 2002. Após o seu mandato como provincial, foi enviado a São Cristóvão, onde assumiu as funções de Prior e ecônomo do Convento do Carmo.

Foi Conselheiro, Prior do Convento do Carmo e formador do postulantado em São Cristóvão, sendo também Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Vitória. Nesse período, prestou assistência espiritual na Fazenda da Esperança.

Em janeiro de 2009, foi eleito Bispo pelo papa Bento XVI para a Diocese de Iguatu (CE), sendo dois meses depois ordenado em Lagarto pelas mãos do arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa. Escolheu como lema para seu episcopado “Servo por Amor”. Tomou posse nessa Diocese no dia 18 de abril de 2009, permanecendo por pouco mais de cinco anos.

Em novembro de 2014 foi nomeado arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Aracaju pelo papa Francisco, sendo apresentado à comunidade Arquidiocesana no em janeiro de 2015. Com a renúncia de Dom José Palmeira Lessa, assumiu a titularidade da Arquidiocese de Aracaju, em 18 de janeiro de 2017.

O Núncio Apostólico

Dom Giovanni D'Aniello nasceu em Aversa, Itália em 05 de maio de 1955. Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978 e é doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.

Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja. Em fevereiro de 2012, o papa Bento XVI o nomeou Núncio Apostólico no Brasil.

Essa foi a segunda visita de Dom Giovanni D'Aniello a Arquidiocese de Aracaju. Em outubro de 2013, ele veio para a celebração em ação de graças pelos 19 anos do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. O representante eclesiástico desembarcou em Aracaju na tarde do mesmo dia em que ocorreu a celebração, e permaneceu na cidade até o sábado, 16.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário