sábado, 9 de setembro de 2017

Tradicional desfile em celebração ao dia da Independência...


















Publicado originalmente no site a ASN, em 07 de Setembro de 2017

Belivaldo Chagas participa de tradicional desfile em celebração ao dia da Independência do Brasil

Neste ano, o Brasil comemora 194 anos de independência do Reino Unido de Portugal e o tema escolhido pela gestão estadual, por meio da Secretaria de Estado da educação (Seed), que coordena o evento, foi ‘Educação: Nosso tempo é integral”.

O vice-governador Belivaldo Chagas acompanhou as celebrações ao dia da Independência do Brasil na capital sergipana, realizadas por meio do tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, nesta quinta-feira, em Aracaju. O evento reuniu milhares de pessoas que fizeram questão de participar do momento de homenagem à pátria, dentre elas autoridades políticas e das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

As celebrações iniciaram às 8h com o hasteamento da bandeira nacional, estadual e municipal e do Mercosul no pavilhão instalado entre as avenidas Barão de Maruim e Gonçalo Prado Leite, bairro São José, em Aracaju. Belivaldo contextualizou a data ao momento de dificuldades que passa o país e ressaltou que a união da Nação é fundamental para recuperação do Brasil. “É um dia para renovarmos a esperança, não podemos perdê-la jamais. O Brasil precisa de todos nós. Podemos aproveitar o despertar desse momento cívico que presenciamos aqui hoje, mas que deve sempre existir, para termos consciência de que o país é feito por nós e sempre podemos lutar pelo melhor para todos. Especificamente aqui em Aracaju virou uma tradição comemorar o 7 de setembro, essa data alusiva a Independência do Brasil, aqui na avenida Barão de Maruim. É bonito ver as famílias que chegam cedo para assistir ao desfile militar, ao desfile das escolas, é um dia de festa, de comemoração, e um dia de continuar acreditando no Brasil", destacou.

Neste ano, o Brasil comemora 194 anos de independência do Reino Unido de Portugal e o tema escolhido pela gestão estadual, por meio da secretaria de Estado da educação (Seed), que coordena o evento, foi ‘Educação: Nosso tempo é integral”. O secretário da pasta, Jorge Carvalho, explicou que a intenção com a escolha desse tema para o desfile de 2017 foi enfatizar a política de melhoria do ensino na rede pública estadual, que este ano adotou o modelo de ensino integral em 17 escolas da rede.

“Nossa inspiração é o modelo de política de aperfeiçoamento da qualidade do ensino em Sergipe, definido pelo governador Jackson Barreto. O Estado está ampliando a sua rede de escolas de ensino médio em tempo integral. Este ano, já temo 17 escolas funcionando neste modelo, no próximo ano serão mais 20, totalizando 37 escolas até 2018. Definimos esse tema como modelo para expressar a preocupação do governo do Estado de Sergipe com a qualidade do ensino público que seus alunos recebem”, revelou Jorge Carvalho.

A parada militar contou com a presença do conjunto das Forças Armadas e Forças Auxiliares, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Sergipe, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal de Aracaju. Projetos sociais coordenados, apoiados ou criados por membros da PM/SE também foram destaque na avenida, dentre eles, ‘A Polícia vai à Escola’; ‘Estrela do Mar’; ‘Fumaça Zero – Drogas Jamais’; ‘Amiguihos da PM’ e ainda do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O Grupamento Tático Aéreo (GTA) preparou uma apresentação exclusivamente destinada à solenidade.

A enfermeira Neuzice Oliveira Lima levou as filhas Luíza, 12 anos, e Laís, de 9, para assistir às apresentações e falou das motivações que as levaram à avenida Barão de Maruim nesta manhã. “Porque somos brasileiros, independente de toda situação que a gente vive hoje, de toda a crise que o Brasil vive, a gente acredita que pode melhorar. Principalmente por temos filhos, acreditamos em um futuro melhor. Mas vim também porque tenho pessoas da instituição Polícia Militar que estão desfilando e a gente precisa prestigiar, pois são profissionais abnegados e a gente, como família, tem que apoiar eles que estão aqui para fazer esse show bonito para população sergipana”, disse.

O estudante universitário Itamar Braga dos Santos fez questão de acordar cedo para reunir os vizinhos para acompanhar o evento. Para o jovem, o desfile do 7 de setembro é um momento para reforçar o amor à pátria.  “Apesar da situação que o País está, na minha opinião, vejo este momento como uma questão do reforço do patriotismo. As pessoas vêm para as ruas prestigiar as instituições públicas e reforçar esse sentido de patriotismo, de amor ao Brasil. Venho sempre que posso. Moro aqui no bairro Getúlio Vargas e as pessoas da minha rua se motivam quando chega as proximidades da festa de Independência para estarem aqui”.

Após a parada militar, a solenidade seguiu com a participação de alunos e representantes de instituições de Aracaju. Ao todo, participaram do desfile cívico estudantil 17 escolas estaduais de Aracaju, três representando a Diretoria Regional de Educação 08 (DRE), que compreende a Grande Aracaju e quatro colégios particulares. Dentre as escolas da rede estadual estavam: Dr. Manoel Luiz, Professor João Costa, Ministro Petrônio Portela, Francisco Rosa, José Rollemberg Leite, Professor Paulo Freire, Centro de Excelência Profª Maria das Graças Azevedo Melo, Escola Estadual Monsenhor Carlos Carmélio Costa, Colégio Estadual 24 de outubro, Colégio Estadual Nelson Mandela, Colégio Estadual Barão de Mauá, Colégio Estadual Olavo Bilac, Colégio Estadual Ivo do Prado, Colégio Estadual Professor Valnir Chagas, Escola Estadual 8 de Julho, Centro de Excelência Profª Maria Ivanda de Carvalho do Nascimento e Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Além de representantes do coletivo de escolas estaduais da DRE-08 com as escolas Neide Mesquita, Colégio Estadual Gilberto Freyre e Colégio Estadual Leão Magno Brasil.

A prefeita de Aracaju em exercício, Eliane Aquino, discorreu sobre a representação da data para a nação e a importância da participação dos estudantes. "É uma data simbólica muito importante. É interessante que os jovens, os estudantes, participem desse ato porque é uma espécie de momento voltado ao patriotismo que é tão necessário, afinal, todos nós somos responsáveis pela nossa nação", ressaltou.

Já as unidades de ensino particulares participantes foram: Centro Educacional Sonho Meu, colégios Brasil, Pio Décimo e Inovação. O pelotão comunitário participou composto por: Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Cedpede e Ong; Grupo Cultural de Dança Peneirou Xerém, Legião da Boa Vontade; Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe; Cultura Racional Universo em Desencanto; Federação de Bandeirantes do Brasil; União dos Escoteiros do Brasil; Região Escoteira de Sergipe;  Clube de Desbravadores e Aventureiros; Grupo do Escoteiros Sergipe Del Rey; Sociedade Bíblica do Brasil; Banda Musical Sagrada Família; Bombeiros civis e Banda Musical Padre Marcelo Conceição.

Para a aposentada Conceição Filha, o desfile da Independência é uma forma de relembrar sua juventude. “Venho sempre. Lembro da minha infância e adolescência, pois sempre participava desfilando e tocando na banda do IERB, a antiga Escola Normal. Vejo os amigos, trago o meu sobrinho para participar também, significa amor à pátria”.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário