terça-feira, 27 de março de 2018

A estonteante e bela Serra da Miaba

Foto: Fábio Carvalho

Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 26 de março de 2018

A estonteante e bela Serra da Miaba

Localizada no município de São Domingos, cidade distante a cerca de 75 quilômetros de distância da capital Aracaju, a serra é um dos melhores destinos quando se trata de ecoturismo em Sergipe.

A Serra da Miaba é a terceira maior de Sergipe, estando a cerca de 630 metros acima do nível do mar, ela é muito frequentada por praticantes de esportes radicais e por quem gosta de contato com a natureza.

O ponto mais alto da Serra da Miaba é chamado de Cruzeiro e nesse ponto existem 03 cruzes fincadas no chão, é muito comum ver pessoas visitando essa região não apenas pela exuberante beleza da região, mas por crença religiosa, fazendo ou pagando promessas.

A vista do Cruzeiro é coisa de outro mundo, tem uma vista praticamente de todo o “pólo de serras” que compreende cerca de 10 cidades próximas, outra curiosidade é que do topo você sente realmente a diferença do ar, o quanto o ar de fato é puro.

Do topo da Serra, se tem acesso a uma trilha até um local encantador chamado de Poço 17 que é uma espécie de piscina natural de águas geladas e refrescantes, algumas belíssimas cachoeiras, pedras que são modeladas pela queda d’água e vegetação exuberante.

Dicas na Serra da Miaba

Quem visita o local pode desfrutar de algumas opções para o lazer, — sempre indicado o acompanhamento de algum guia de acordo com a atividade escolhida sendo: acampamentos, trilhas, banhos de cachoeira, prática de esportes radicais.

Além das trilhas, é na Serra da Miaba que fica a ponte mais alta do estado (cerca de 75 metros de altura) muito utilizada por esportistas radicais para a prática de rapel.

Contos Populares da Serra da Miaba
  
O nome dado ao local, se dá graças ao povo mais antigo da região que dizia existir um linda mulher chamada Miaba, que seduzia os homens, atraia até o local e os matava, isso até o décimo sexto homem, pois o de número 17 conseguiu fazer a Miaba se apaixonar e desistir de matá-lo. Esse número inclusive dá nome ao poço 17 (riacho 17).

Blog Primeira Mão

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário